Notícias

Fabricantes de portas de madeira irão capacitar instaladores

Portas

10/02/2014

Turma piloto realizará o curso em junho; iniciativa atende necessidade das construtoras

 A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), entidade que congrega os principais fabricantes de portas de madeira do país, lança este ano um curso para formar instaladores de portas de madeira. A iniciativa surgiu da necessidade das construtoras em comprar portas já com o serviço de instalação. O curso será oferecido pela entidade em parceria com o Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Segundo o gerente técnico do Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira para Edificações (PSQ/PME) da Abimci, Roberto Pimentel Lopes, o curso vai atender todo o mercado da construção civil. “Essa é uma das principais demandas das construtoras, comprar portas já com instalação por equipes qualificadas. A oferta de empresas com este tipo de serviço ainda é muito pequena no país”, explica.

Para o vice-presidente administrativo do Sinduscon-PR, Euclésio Manoel Finatti, uma porta mal instalada pode trazer uma série de problemas. “Muitas vezes a construtora compra portas de boa qualidade, mas por causa de um serviço sem qualificação, uma porta mal colocada pode comprometer todo o trabalho e o produto”, explica. “Estamos com um problema sério de não qualificação. Essa é uma demanda grande das empresas que querem comprar a porta já com serviço”, afirma Finatti.

A turma piloto realizará o curso entre 24 e 28 de 2013, em Curitiba, com a participação de representantes das empresas associadas ao PSQ/PME da Abimci. A programação contará com aulas práticas e teóricas, com uma carga horária de 40 horas. Na parte teórica, serão abordados assuntos como cidadania, relações interpessoais, segurança ocupacional entre outros. Na parte prática, serão montados cerca de dez protótipos de vãos de porta, onde os profissionais farão uma simulação real de instalação. A previsão da Abimci e do Senai é de que, após atender a demanda das empresas participantes do programa de qualidade da Associação, novas turmas sejam abertas para o mercado e ministradas em todo o Brasil.

Assessoria de Imprensa ABIMCI

INTERACT Comunicação Empresaria