Notícias

Comissão Casa Inteligente cria grupos de trabalho para buscar apoio para a construção sustentável

Normalização, Notícias

15/03/2014

Para incentivar o uso do sistema wood frame na construção civil, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) criou, em 2009, em parceria com empresários dos setores madeireiros, entre eles a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), e da construção civil do Paraná, a Comissão Casa Inteligente. Recentemente, a comissão se dividiu em três grandes grupos de trabalho, que devem popularizar o método wood frame, buscar apoio político e sugerir outros meios de aplicação da tecnologia.

“O wood frame é um divisor de águas muito importante, que vai aumentar o uso da madeira no Brasil. Com essa iniciativa, a Comissão Casa Inteligente, passa a ter três comissões: a técnica, que vai avançar nas ações com relação à certificação, aos ensaios laboratoriais e à otimização de produtos; a comissão política, que é a interface com o governo para viabilizar o sistema construtivo; e uma comissão cultural, que vai criar mecanismos e campanhas na mídia e no mercado para incentivar o uso da madeira, desmistificando a ideia que casa de madeira é casa para baixa renda”, explica Paulo Roberto Pupo, superintendente executivo da Abimci.

Casa ecológica

As casas sustentáveis, ou casas ecológicas, como também são chamadas, utilizam principalmente madeira provenientes de floresta plantada na construção. A construção gera poucos resíduos e é mais rápida quando comparada a outros sistemas. Para garantir a qualidade da construção, as peças passam por tratamento químico e as lajes, paredes e coberturas recebem isolamento acústico e térmico.

Nesse cenário, a grande novidade foi em 2013, quando a Tecverde, empresa curitibana especializada em construção sustentável, recebeu a liberação do Documento Técnico de Avaliação do Ministério das Cidades (DATec). Com isso, a obtenção de financiamentos para a utilização da tecnologia, inclusive em casas do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, é mais fácil. “Esse é um avanço tecnológico muito grande para o setor e as três ações da Comissão Casa Inteligente poderão potencializar o uso do sistema wood frame como sistema construtivo moderno, de escala e de bons resultados para o país”, garante Paulo Roberto Pupo.

 

Atendimento à imprensa
INTERACT Comunicação
 Juliane Ferreira-  juliane@interactcomunicacao.com.br (41 9997-2971)
Maureen Bertol – redacao@interactcomunicacao.com.br