Notícias

ABNT certifica novas marcas de portas de madeira

Portas

28/07/2014

Certificações foram conquistadas por meio do Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira de Edificações da Abimci

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) entregou nesta quinta-feira (24) quatro novos certificados de portas de madeira. As marcas Ecoporta, FuckSA, Faqueadas Ipumirim e Randa obtiveram a certificação para a Folha da Porta Interna – PIM de acordo com a Norma Brasileira NBR 15930.

Em abril, já haviam sido divulgados os primeiros certificados de 11 produtos – também Folha da Porta Interna – de nove marcas: Álamo, Eucadoor, Famossul, Lavrasul, Multidoor, Seiva Camilotti, Sincol, Teg e Vert.

Os produtos certificados passaram por um rigoroso controle de qualidade de produção, que incluiu testes físicos e mecânicos de avaliação do desempenho.Todo o trabalho foi realizado por meio do Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira de Edificações (PSQ-PME), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) em parceria com a ABNT Certificadora e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) através dos laboratórios do CETAC (Centro de Tecnologia do Ambiente Construído). No total, 18 indústrias integram o PSQ-PME.

De acordo com o analista da ABNT Certificadora, Felipe Dytz, a certificação das portas de madeira aguarda agora o aceite para entrar na lista de produtos do Inmetro, o que irá garantir reconhecimento internacional à certificação.

Segundo o coordenador do Comitê de Portas da Abimci, Caetano Balvedi Neto, a exigência da certificação começa a ser uma realidade. “Já estamos percebendo no dia a dia o interesse de construtoras e consumidores pela certificação”, afirmou.

Para Fernanda Giombelli Briani, gerente de produção da Ipumirim, a escolha por fazer parte do programa da Abimci foi acertada. “Havíamos iniciado o processo de certificação pela ISO, mas percebemos que o PSQ traria mais benefícios”, declarou.

Evento

Em outubro, o mercado poderá conhecer estes e os próximos produtos certificados durante o II Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp). O evento será Curitiba (PR), no Centro de Exposições Horácio Coimbra da Federação das Indústrias do Paraná (Campus da Indústria), entre os dias 15 e 17. Mais informações pelo site: www.encapp.com.br

 

Assessoria de Imprensa ABIMCI
Interact Comunicação
Atendimento: Juliane Ferreira
(41) 3079-2719 / (41) 9997-2971
juliane@interactcomunicacao.com.br