Notícias

Abimci lança guia orientativo sobre uso do compensado plastificado

Notícias

22/01/2015

Documento tem como público-alvo as construtoras, engenheiros civis e revendas do material

          A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) acaba de lançar o Guia Orientativo para classificação e uso de chapas de compensado plastificado. O documento, elaborado pelo Comitê de Compensado Plastificado da entidade, apresenta informações técnicas e sugestão de parâmetros mínimos para produção do produto.

O material, uma demanda do próprio mercado por padronização de nomenclaturas e orientações técnicas, será enviado a construtoras, revendas de materiais de construção e sindicatos das indústrias. No guia é possível encontrar, além da classificação do produto, informações sobre a quantidade de reutilizações das chapas, tolerância na espessura e dimensões. Há também recomendações quanto à armazenagem, corte e preparo das chapas, concretagem, limpeza, desmontagem e desforma.

De acordo com o coordenador do Comitê, Walter Reichert, entre os principais problemas enfrentados pelo segmento estão o desnivelamento técnico, a falta de padronização, a concorrência desleal, a baixa competitividade, a desagregação da cadeia produtiva e o isolamento das empresas. Pelo levantamento feito pela Abimci, atualmente estão em atuação 46 fábricas de compensado plastificado que juntas produzem 36 mil m³. “O setor produtivo precisa fornecer ao mercado comprador uma melhor padronização de seus produtos e informações técnicas mais detalhadas”, afirma Reichert.

O objetivo da Associação – que é entidade nacional gestora do CB-31 (Comitê Brasileiro de Madeira da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas) – é que o comprometimento com a melhoria da qualidade gere mais competitividade, abra novos mercados, proteja consumidores e o mercado interno, estabeleça uma concorrência justa e agregue valor às marcas.

No total, 21 indústrias apoiam a iniciativa. São elas:

– Celplac Indústria e Comércio Ltda;

– Compensados Fuck Ltda;

– Compensados Relvaplac Ltda;

– F.V. de Araújo S/A;

– Formaplan Fôrmas Planejadas Indústria e Comércio Ltda;

– Indústria de Compensados Guararapes Ltda;

– Indústria de Compensados Sudati Ltda;

– Industrial Madeireira S/A – Vimasa;

– Macasil Indústria e Comércio de Compensados Ltda;

– Madebil Madeireira Bituruna Ltda;

– Madeireira 5 Irmãos Ltda;

– Madeireira Belo Horizonte Ltda;

– Madeireira EK Ltda;

– Madeireira Rio Claro Ltda;

– Madeireira Rochembach Ltda;

– Marini Indústria de Compensados Ltda;

– Miraluz Indústria e Comércio de Madeira Ltda;

– Ótima Portas e Compensados;

– Randa Indústria e Comércio de Portas e Compensados Ltda;

– Senbra Indústria e Comércio de Madeiras; e

– Somapar Sociedade Madeireira Paranaense Ltda.

Além de uma tiragem impressa que será distribuída, o guia poderá ser consultado também no site da Abimci www.abimci.com.br.

Clique aqui para baixar o Guia Orientativo do Compensado Plastificado