Notícias

Comitê de Portas da Abimci realiza missão técnica à Itália

Mercado

18/03/2015

Industriais participam da feira MADE expo, em Milão, além de outros compromissos para troca de experiências e tecnologias

Empresas do Comitê de Portas da Abimci participam entre os dias 16 e 21 de março de missão técnica para a Itália. Os industriais visitam no país a feira MADE expo, que ocorre em Milão a partir do dia 18, e também têm visitas agendadas a empresas e instituições para troca de informações e tecnologias sobre o setor.

A missão é destinada às empresas participantes do programa setorial de qualidade de portas de madeira para edificações – PSQ-PME da Abimci e tem como principais objetivos a atualização e o aprimoramento de conhecimentos e informações a respeito do setor, bem como a promoção da integração entre as diversas empresas e instituições apoiadoras do PSQ-PME. Além disto, os industriais terão também acesso ao que há de mais atual no mercado europeu de portas, abrangendo a tecnologia produtiva, materiais, insumos e tendências no design dos produtos. Além dos fabricantes, a missão inclui o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Senai e a própria Abimci.

Parte da programação, a visita à feira MADE expo proporciona uma visão global dos movimentos na indústria da construção civil, contando com expositores e programação que abordam desde a arquitetura e design até a tecnologia da construção. O evento ocorre bianualmente e, segundo os organizadores, reuniu mais de 211 mil visitantes em 2013, 36 mil deles provenientes do exterior.

LegnoLegno

A missão contempla também uma visita ao consórcio italiano LegnoLegno, para proporcionar troca de tecnologias e experiências, tendo como objetivo conhecer os serviços oferecidos aos fabricantes de portas integrantes do consórcio, tanto na área comercial quanto na qualificação dos produtos.

O consórcio reúne mais de 700 empresas artesanais ou de pequeno porte italianas que atuam no setor de madeira e móveis. De acordo com a instituição, a meta principal do consórcio é contribuir para o desenvolvimento qualitativo da produção por meio da prestação de serviços técnicos e promocionais de apoio às políticas empresariais de qualificação e inovação.

O corpo técnico do programa PSQ-PME também fará visitas técnicas a fábricas e laboratórios de ensaios, para verificar como são os processos produtivos, quais as normas adotadas e as técnicas de realização e equipamentos empregados nos ensaios realizados em laboratórios.

Sobre o Programa PSQ-PME

O Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira de Edificações (PSQ-PME) é desenvolvido pelo Comitê de Portas da Abimci, em parceria com a ABNT Certificadora e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) através dos laboratórios do CETAC (Centro de Tecnologia do Ambiente Construído).

Os produtos certificados das empresas participantes do programa passam por um rigoroso controle de qualidade de produção, que incluiu testes físicos e mecânicos de avaliação do desempenho antes de serem destinados ao mercado.

Por ser um processo contínuo, as empresas recebem auditorias anuais e realizam ensaios constantes para aferir o controle de qualidade dos produtos. Para portas internas de madeira (PIM) a periodicidade dos testes é de seis meses e para portas de entrada de madeira (PEM) a cada ano.

Assessoria de Imprensa Abimci
Interact Comunicação
Atendimento: Karla Losse Mendes
(41) 3779-2716 / (41) 9172-7608/ (41) 9137-5664
karla@interactcomunicacao.com.br