Notícias

Sistema construtivo em casas de madeira é alternativa para carência de moradias no Brasil

Notícias

27/05/2015

Abimci realizou missão técnica para a Alemanha para ampliar conhecimento sobre detalhes técnicos e questões estratégicas que tornam o sistema construtivo uma excelente opção e alternativa para o mercado da construção civil brasileira

As casas sustentáveis de madeira são uma ótima oportunidade para suprir o mercado da construção brasileiro e devem se disseminar pelo país nos próximos anos. O principal fator que deverá motivar a expansão são as vantagens oferecidas pelo sistema construtivo wood frame, que utiliza madeira proveniente de floresta plantada na construção de casas de diferentes portes e estilos, gerando poucos resíduos e agregando maior conforto térmico e acústico. Além disto, a construção é mais rápida quando comparada a outros sistemas.

Para conhecer detalhes técnicos e questões estratégicas referentes ao processo, a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) realizou entre os dias 13 e 22 de maio, a missão técnica “Construção Sustentável” para Alemanha, onde é utilizado em larga escala, bem como nos principais países da Europa e América do Norte. A missão foi promovida em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep – PR), do sindicato que representa as empresas da construção civil (Sinduscon – PR) e contou com o apoio oficial do Governo do Estado de Baden-Wuttemberg.

“Essa foi uma oportunidade para sintetizar vários conceitos técnicos fundamentais para avançarmos nesse sistema construtivo no Brasil. Por tudo o que vimos no exterior, acredito que a possibilidade do desenvolvimento desse sistema é real, proporcionando muitas oportunidades futuras para o uso de diversos grupos de produtos madeireiros processados mecanicamente, incrementando assim a utilização da madeira na construção civil e o aumento do consumo per capita de madeira no país de maneira significativa”, destacou Paulo Roberto Pupo, superintendente executivo da Abimci.

Missão

A programação técnica da missão no país europeu contemplou visitas a empresas fabricantes de casas de madeira de pequena e larga escala; empresas de processamento de madeira desde o corte até acabamento final. Foram realizadas ainda visitas a exposições de casas de madeira de vários estilos, tamanhos, custos e design, além de acesso a informações técnicas, processos de certificação e garantia das casas. “Por essa variedade de opções construtivas visualizamos a real possibilidade de inserir vários segmentos de produtos madeireiros, oferecendo um sistema construtivo alternativo, sustentável, rápido e eficaz para a habitação”, destacou Pupo.

A delegação da Abimci foi composta por empresários e produtores de vários segmentos de produtos madeireiros, como compensados, madeira serrada, compensado plastificado, painéis, portas, pisos, empresas fabricantes de casas em wood frame, além da silvicultura e extração florestal, provenientes de diversas regiões do país e diversas espécies florestais.

“Essa abrangência e pluralidade dos envolvidos certamente irá colaborar muito para a correta leitura das ações necessárias, envolvendo produtos madeireiros de várias características técnicas e ambientais, para que possamos aplicar o sistema construtivo em todo o mercado nacional”, comentou Pupo.

Assessoria de Imprensa ABIMCI
Interact Comunicação
Atendimento: Karla Losse Mendes
(41) 3079-2719 / (41) 9172-7608/9137-5664
karla@interactcomunicacao.com.br