Notícias

Missão técnica da Abimci à Alemanha tem foco na consolidação do sistema construtivo Wood Frame

Notícias

03/06/2015

A missão técnica “Construção Sustentável” promovida pela Abimci à Alemanha entre 13 e 22 de maio colheu informações, conceitos e experiências estratégicas para fortalecer a atuação da instituição no avanço do sistema construtivo wood frame no Brasil. A delegação foi composta por empresários associados à entidade, que representam vários segmentos de produtos madeireiros como compensados, madeira serrada, compensado plastificado, painéis, portas, pisos, empresas fabricantes de casas em wood frame, silvicultura e extração florestal, provenientes de diversas regiões do país.

Os participantes tiveram na missão oportunidade para sintetizar vários conceitos técnicos fundamentais para acelerar o desenvolvimento do sistema construtivo no Brasil. Após as visitas, a avaliação da Abimci é que a possibilidade do desenvolvimento desse sistema é real, e que poderá proporcionar muitas oportunidades futuras para o uso de diversos produtos madeireiros processados mecanicamente, incrementando assim a utilização da madeira na construção civil e o consequente aumento do consumo per capita de madeira no país de maneira significativa.

Essa evolução também será facilitada pela diversidade de profissionais presentes na missão, que poderão colaborar com uma série de iniciativas que a instituição deverá em breve articular em relação ao tema. De acordo com a entidade, a pluralidade dos envolvidos colaborará para uma leitura mais assertiva sobre quais ações serão necessárias, envolvendo produtos madeireiros de várias características técnicas e ambientais, para que o sistema construtivo possa ser aplicado em todo o mercado nacional.

Programação

A programação da missão técnica destinou os dois primeiros dias à visitação da feira Ligna, em Hannover, a mais importante feira mundial do ramo florestal e madeireiro. Na feira os industriais conheceram novas tecnologias e puderam ter acesso a soluções inovadoras para os seus processos produtivos entre os maiores fornecedores mundiais do segmento.

De lá, o grupo seguiu para o Estado de Baden Wurttemberg para uma série de visitas a empresas e órgãos de Governo, com foco principal em construções de madeira, principalmente casas no sistema wood frame.

Visitas

Entre as atividades desenvolvidas na região, ocorreram visitas em empresas de construção de casas no sistema wood frame de pequena, média e larga escala de produção, com utilização de grande variedade de produtos madeireiros e diferentes conceitos e métodos construtivos.

O grupo também participou de encontro com o Instituto de Testes de Materiais da Universidade de Stuttgart e pode verificar como são realizados os ensaios, a aprovação de testes, garantia padrão e modelos de certificação.

Além disto, foram realizadas visitas em empresas de processamento de madeira serrada para uso estrutural no sistema construtivo wood frame. No Centro de Formação de Carpinteiros HolzBau os industriais conheceram a metodologia aplicada para a formação de mão de obra de carpintaria de alta qualidade, que vão de módulos de três semanas a três anos de estudos e prática, com o desenvolvimento de todas as etapas da fabricação de casas de madeira, utilizando os diversos tipos de produtos madeireiros e preparando os profissionais para atender a diversidade da demanda presente no mercado.

Ponto alto da missão, os integrantes participaram de reunião oficial com o Ministério das Finanças de Baden Wintterberg. No encontro foram consolidadas as parcerias existentes entre o governo alemão, a FIEP e o SENAI. O ministério apresentou na oportunidade seu modelo de atuação governamental em prol do setor produtivo e dados socio-econômicos do Estado.