Notícias

Plano Nacional de Exportações é lançado em Brasília

Notícias

25/06/2015

Presente ao evento, representante da Abimci avalia proposta como positiva

A Abimci participou na quarta-feira, 24, do lançamento do Plano Nacional de Exportações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O evento, realizado no Palácio do Planalto, contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e de ministros das áreas envolvidas.

Baseado nos pilares promoção comercial, acesso a mercados, financiamento e garantias à exportação, tributação, transparência e participação, os objetivos do Plano são diversificar a pauta, o destino e o financiamento das exportações brasileiras.

Na avaliação do superintendente executivo da Abimci, Paulo Roberto Pupo, que esteve no evento, a proposta é interessante. No entanto, ele acredita que para sair do papel dependeria de acordos entre diferentes áreas do próprio governo no que diz respeito, principalmente, às desonerações e financiamentos.

“Como os produtos madeireiros contribuem positivamente e em percentuais importantes para o saldo  da balança comercial nacional, a Abimci estará monitorando e acompanhando de perto junto ao MDIC e demais órgãos envolvidos o andamento do Plano para que as ações anunciadas se tornem realidade”, afirma Pupo.

O Plano

Segundo dados apresentados pelo MDIC, o comércio exterior gera benefícios como a manutenção e ampliação de empregos, uma melhora qualificação e remuneração da mão de obra, estímulo à inovação e maior produtividade e competitividade às empresas.

Para facilitar o comércio internacional, a ideia é lançar um Portal Único de Comércio Exterior, eliminar o papel nos controles administrativo e aduaneiro, redesenhar todos os processos de exportação e importação, além de reduzir os prazos de exportação de 13 para oito dias e de importação de 17 para dez dias. Outro ponto avaliado como fundamental para essa missão é a necessidade de obtenção do reconhecimento mútuo do Operador Econômico Autorizado (OEA) com outros países.

 

Assessoria de Imprensa ABIMCI
INTERACT Comunicação Empresarial
Jornalista responsável:
Juliane Ferreira – 41 3079.2719
juliane@interactcomunicacao.com.br