Notícias

Abimci lança catálogo promocional do compensado de Paricá

Destaque

17/11/2015

Evento será no dia 25 de novembro em Rondon do Pará

A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) lança no dia 25 de novembro o Catálogo Promocional do Compensado de Paricá. O evento em Rondon do Pará (PA) contará com a presença de autoridades locais, empresários do setor e diretores da Associação. Com esse lançamento, a Abimci cumpre um de seus principais deveres institucionais: o de informar e ofertar ao mercado consumidor soluções e novas oportunidades com os produtos madeireiros que representa.

O novo documento apresenta ao mercado o produto e suas qualidades. A espécie tropical proveniente de floresta plantada tem forte apelo ambiental. Por ser uma árvore de ciclo rápido pode ser processada com idade entre cinco e sete anos, oferecendo entre várias vantagens, leveza e maleabilidade. O metro cúbico do compensado de Paricá pesa em média 450 kg, bem mais leve se comparado ao peso que teria espécies nativas, que chegam a ultrapassar 700 kg, o que impacta de forma positiva no custo do frete, por exemplo, sem perda de qualidade, garantem os produtores.

As florestas plantadas com Paricá ocupam aproximadamente 90 mil ha, distribuídos entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins. A principal região de plantio e de produção de compensados de Paricá do Brasil se concentra no Pará e Maranhão, sendo os principais municípios produtores Paragominas, Dom Eliseu, Ulianópolis, Rondon do Pará e Abel Figueiredo. Já no Sul do País, as empresas que recebem lâminas de Paricá e também produzem compensados ficam, principalmente, nas regiões paranaenses de Imbituva, União da Vitória, Bituruna, dentre outros. “Como uma nova solução de suprimento de compensado de madeira tropical para o mercado, proveniente de floresta plantada, o compensado de Paricá é uma alternativa inovadora para vários usos e aplicações”, afirma o presidente da Abimci, José Carlos Januário.

Para José Carlos Januário, o trabalho que vem sendo realizado pelos industriais da região de Rondon do Pará merece aplausos. “A mudança de conceito empresarial dessa importante região produtora de compensados do Brasil, com atitudes positivas, união de esforços, posicionamento no mercado, foco no futuro e na perenidade de seus negócios mostra que é possível se reinventar”, afirma.

Durante o evento, os fabricantes de compensados da Região Norte farão uma avaliação do cenário atual do mercado e expectativas para 2016.

Serviço

Lançamento Catálogo do Compensado de Paricá
Data: 25 de novembro de 2015 (4ª feira)
Horário: 17 horas
Local: Avenida Marechal Rondon, 902 Centro – Rondon do Pará (PA)