Notícias

Seminário Comércio Exterior e a Indústria

Notícias

01/05/2017

A Abimci participou e conduziu, no dia 27 de abril, o IV Seminário O Comércio Exterior e a Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Centro Internacional de Negócios, que aconteceu em Curitiba (PR). Mais de 100 pessoas participaram do evento.

Na pauta do encontro, as exportações como ação prioritária para as empresas e as perspectivas econômicas para o comércio exterior. Os participantes tiveram acesso a informações sobre o Operador Econômico Autorizado (OEA), que através da Receita Federal pode ser uma ferramenta importante para diminuição de custos operacionais de exportação. Também foi avaliado o comércio bilateral Brasil-Argentina e as possibilidades de fortalecimento do Mercosul para as relações comerciais entre os países do bloco.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, falou das mudanças pelas quais o país está passando e que devem melhorar o ambiente de negócios. Além disso, o presidente encorajou os industriais no processo de internacionalização. “A Fiep, através do CIN (Centro Internacional de Negócios), se coloca à disposição das indústrias na prospecção de novos mercados. Quero estimular vocês para a busca de soluções para que, neste momento de crise, possamos ter um ambiente de negócios melhor.”

Facilidade na operação

A primeira palestra do seminário foi feita pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Neander Pereira. Ele falou sobre o Programa Brasileiro do Operador Econômico Autorizado, conhecido pela sigla OEA, um facilitador para a operação de exportação que certifica operadores e facilita procedimentos aduaneiros no país e no exterior.  Uma dessas facilitações é o reconhecimento mútuo para os operadores credenciados, que dá um tratamento prioritário e aumenta a previsibilidade jurídica no processo de exportação.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação, com informações da Agência Fiep
Foto: Agência Fiep