Notícias

Wood Trade Brazil irá debater oportunidades e desafios para a indústria da madeira

Notícias

20/08/2019

Evento promovido pela Abimci, durante a Semana Internacional da Madeira, terá palestras com industriais brasileiros e especialistas da Alemanha e dos Estados Unidos

A terceira edição do Wood Trade Brazil, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira (Abimci), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Malinovski, marcado para o dia 10 de setembro, durante a Semana Internacional da Madeira. O objetivo é reunir empresários e formadores de opinião do setor florestal e industrial madeireiro para analisar o cenário atual dos mercados nacional e internacional, assim como as perspectivas de futuro.

Na programação estão confirmadas as participações do presidente da Abimci, José Carlos Januário, do coordenador do Comitê de Compensados, Fabiano Sangali, do coordenador do Comitê de Molduras, Luis Daniel Woiski Guilherme. Eles participam do Painel sobre Mercado na parte da manhã, que contará também com a importante participação de Peter Pieper, da Federação alemã de compradores de madeira, a IQS, que irá abordar os requisitos legais e rastreabilidade do produto madeireiro brasileiro no mercado europeu. Uma oportunidade para entender a demanda atual e futura para diversos produtos brasileiros de madeira.

À tarde, será a vez da diretora executiva da International Wood Products Association (IWPA), dos Estados Unidos, Cindy Squires, apresentar uma visão geral do mercado norte-americano e o que esperar em um futuro próximo. A associação americana reúne as principais redes de varejo e grandes consumidores americanos de madeira.

Já o diretor da BM2C Consultoria em Negócios e Gestão, Jeferson Mendes, irá falar sobre as oportunidades e os desafios dos investimentos florestais na indústria de base florestal.

O evento marca ainda o lançamento do Estudo Setorial Abimci 2019 com a apresentação dos dados macros e socioeconômicos do setor madeireiro. Odocumento traz um panorama atualizado do setor industrial madeireiro e florestal do país, que serve como instrumento de trabalho para as empresas no dia a dia e para a Abimci nas permanentes ações de representação institucional, defesa de interesses do setor e promoção comercial dos produtos de madeira no Brasil e no mundo.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site lignumlatinamerica.com/3o-woodtrade-brazil/. As vagas são limitadas a 250 participantes.

Programação Wood Trade Brazil

09h00 – Credenciamento e wellcome coffee

09h30 –  Abertura do Evento

09h45 – PAINEL MERCADO

  • Mercado de Compensado

Palestrantes:

José Carlos Januário – Empresa: Indústria de Compensados Guararapes Ltda., presidente da Abimci

Fabiano Sangali – Empresa: Indústria de Compensados Sudati Ltda., coordenador do Comitê de    Compensado da Abimci

  • Mercado de Molduras

Palestrante: Luis Daniel Woiski Guilherme – Empresa: Sólida Brasil Madeiras Ltda., coordenador do Comitê de Molduras da Abimci

  • Requisitos Legais e Rastreabilidade do Produto Madeireiro Brasileiro no mercado Europeu

Palestrante: Peter Pieper, IQS – Federação Alemã de Madeira

12h20 – Perguntas e respostas

12h45 – 14h00 Intervalo para Almoço (restaurante no local)

14h00 – Visão geral do mercado dos EUA e o que podemos esperar em um futuro próximo

Palestrante: Cindy Squires, diretoria Executiva da IWPA – International Wood Products Association (USA)

15h00 – Investimentos Florestais: Oportunidades e Desafios da Indústria de Base Florestal –

Palestrante: Jeferson Mendes –  Diretor da BM2C Consultoria em Negócios e Gestão

15h45 – Coffee Break

16h00 – A ser anunciado

16h45 – Dados macros e socioeconômicos do setor madeireiro – Estudo Setorial da Abimci

Palestrante: Paulo Roberto Pupo, superintendente da Abimci

17h00 – Perguntas e respostas

17h30 – Encerramento