Home Communication Abimci lança Estudo Setorial
2019, 09 12

Abimci lança Estudo Setorial

A Abimci lançou durante a Semana Internacional da Madeira o Estudo Setorial Abimci 2019. A nova publicação, que em breve será enviada às empresas associadas, retrata o panorama mais atualizado do segmento ao apresentar aos leitores os dados socioeconômicos e as contribuições para a economia brasileira.

Dividido em quatro capítulos – Floresta, Indústria, Mercado e Ações Prioritárias, a publicação destina-se ao mercado, empresas associadas, institutos de pesquisa, universidades, imprensa, agentes financeiros e de investimentos, órgãos de governo e outras entidades representativas.

De acordo com a associação, o documento serve como instrumento de trabalho para as empresas no dia a dia e para a Abimci em ações constantes de representação institucional, defesa de interesses e promoção comercial dos produtos de madeira no Brasil e no mundo.

Os dados sobre as florestas mostram o potencial industrial que existe na diversidade da base florestal brasileira, composta por áreas nativas e plantadas. O primeiro capítulo traz uma visão geral sobre a cobertura florestal mundial, bem como o perfil e perspectivas da base florestal brasileira quanto à área, principais grupos de espécies e as contribuições do setor de base florestal na geração de renda, emprego, diversidade de fauna e flora, pesquisas, proteção do solo, nascentes e mananciais.

O documento atualiza as informações do perfil da indústria brasileira com dados sobre uso da matéria-prima, porte, localização e números de empregos e de empresas. Nos indicadores socioeconômicos é possível ver o papel importante que o setor exerce na balança comercial do país e os gargalos que ainda afetam o custo de produção.

No capítulo sobre mercado, estão os conteúdos balizadores de grande parte das decisões das empresas e das ações da associação. São detalhados nessa parte do documento os produtos processados mecanicamente a partir dos números de produção, consumo e exportação, com a inclusão, a partir desta edição, de informações sobre o segmento de pellets e biomassa, que passa a integrar oficialmente a estrutura organizacional da Abimci com a criação de um Comitê específico. É possível encontrar as estatísticas dos últimos dez anos sobre produção, consumo e comércio internacional (exportação e importação), além de alguns destaques de conteúdos sobre a normalização de madeira serrada, construções com madeira, certificação de portas, potencial da construção civil norte-americana e origem legal da madeira.

O documento encerra com as ações prioritárias defendidas pela Abimci divididas em cinco eixos: defender os interesses do setor industrial madeireiro; melhorar a competitividade da indústria madeireira; contribuir para um melhor desempenho das exportações brasileiras de madeira; ampliar a certificação de produtos e promover o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de normas técnicas; estimular práticas sustentáveis e a transparência.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação
Foto: Raphael Bernadelli Fotografia