Home Communication Inglês apresenta aos brasileiros edifício de 80 andares em madeira
2017, 09 13

Inglês apresenta aos brasileiros edifício de 80 andares em madeira

Palestra promovida pelo Sistema Fiep com apoio da Abimci acontece durante a Semana Internacional da Madeira em Curitiba, no dia 20 de setembro  

Um edifício de 80 pavimentos em madeira. O projeto do edifício que será construído em Londres, na Inglaterra, será uma das atrações para quem estiver em Curitiba (PR) durante a Semana Internacional da Madeira. A palestra, que será realizada na noite do dia 20 de setembro, quarta-feira, promete ser um dos pontos altos da programação, já que será a oportunidade de conhecer uma iniciativa prática de um movimento que vem ganhando força mundialmente pelo uso da madeira na construção civil.

O engenheiro e professor da Universidade de Queensland, Robert Foster, participou da equipe de design do edifício Oakwood Timber Tower e vai poder apresentar o relatório de projetos e os detalhes desse desafio. A promessa é de que esse será o edifício mais alto do mundo neste material e o segundo mais alto da capital britânica, com uma localização de destaque: bem no centro de Londres, na zona residencial do Barbican.

A Inglaterra segue uma tendência mundial de valorização da madeira em sistemas construtivos. O motivo? Um deles diz respeito à diminuição das emissões de gases do efeito estufa por parte dos materiais construtivos (a madeira evita esta emissão, diminuindo os prejuízos causados hoje pelas mudanças climáticas). A Itália, por exemplo, atingiu um índice de 10% de casas construídas com madeira em 2009 – após 20 anos sem registros de construções em madeira naquele país. A Finlândia, por sua vez, encoraja a utilização de madeira em construção de pequenas casas; e o fato de ela possuir 76% de sua superfície coberta por florestas mostra um enorme potencial para essa indústria.

A realização da palestra no Brasil acontece em um momento no qual a indústria de madeira e da construção buscam soluções para alavancar o mercado interno de produtos madeireiros, associadas à necessidade de uso de sistemas construtivos mais inteligentes, que gerem menos resíduos e sejam industrializados.

As entidades promotoras do evento, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), há alguns anos têm atuado e liderado no Brasil a discussão sobre o tema “construções com madeira”. Além do trabalho de desenvolvimento da norma técnica para o sistema construtivo wood frame, há todo um esforço de um grupo de organizações para atuar em questões como mudança de cultura, políticas públicas e linhas de financiamento.

Assim, a promoção de eventos como esse, de acordo com as instituições, contribui para promover o debate sobre o assunto e ampliar o acesso à informação. “Um dos maiores desafios, sem dúvidas, é eliminar um erro básico de conceito de que casas de madeira são construções de baixa qualidade. Esse talvez seja o maior desafio que teremos ao longo de nossa jornada para a consolidação desse sistema no Brasil. Os exemplos aplicados em alguns dos principais países do mundo com construções em madeira, em larga escala, nos provam exatamente o contrário, pois esse é um sistema que traz soluções inovadoras e sustentáveis, economicamente viáveis, e com as garantias necessárias exigidas pelo mercado”, afirma Paulo Pupo, superintendente executivo da Abimci.

As inscrições para a palestra são gratuitas, com vagas limitadas a 250 lugares: http://www.fiepr.org.br/forum-visoes-inovacao-e-sustentabilidade-6-591-351112.shtml

Serviço:
Fórum Visões: Inovação e Sustentabilidade – arranha-céus de madeira e o futuro das construções
Data: 20 de setembro
Horário: 19h30 Campus da Indústria
Local: Av. Comendador Franco, 1341 – Curitiba (PR)

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação Empresarial