Home Communication Norma técnica para sistema construtivo de casas com madeira segue para consulta pública
2019, 10 30

Norma técnica para sistema construtivo de casas com madeira segue para consulta pública

Para a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente, a expectativa é de com a publicação da norma será possível gerar escala de negócios para o uso da madeira na construção civil

A Comissão de Estudos da ABNT que trabalhou durante três anos no desenvolvimento do texto para a normalização do sistema construtivo wood frame, construções que utilizam perfis e painéis de madeira, aprovou por consenso o texto que seguirá para consulta nacional. Na avaliação da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), que acompanhou todo o processo e tem liderado o desenvolvimento dessa e de outras frentes sobre o uso da madeira na construção civil no país, é um passo importante para que, em breve, o modelo construtivo esteja normalizado. Com isso, a expectativa é aumentar o consumo per capita de madeira no mercado interno, principalmente, em virtude da crescente demanda habitacional brasileira.

Com a participação de muitos interessados no tema, a Comissão contou com a contribuição de profissionais que se dividiram em quatro grupos de trabalhos: materiais, projetos, execução e desempenho. O objetivo foi envolver construtores, fornecedores, universidades, laboratórios, agente financiador, entre outros, para que todos pudessem contribuir e construir uma norma adequada a realidade brasileira.

A partir da publicação da norma, segundo a Abimci, programas habitacionais do governo e outros agentes financeiros poderão incluir em suas linhas de crédito essa nova opção de construção, gerando, assim, escala de negócios para os produtos de madeira. Além dos perfis e painéis de madeira, o sistema permite o uso de madeira serrada, decks, portas, pisos, estruturas para a cobertura, entre outros produtos.

Próximos passos

Após o debate e consenso entre os participantes da Comissão de Estudos, o Projeto de Norma é submetido à consulta nacional. Nessa etapa, realizada pela internet, qualquer interessado pode enviar comentários e sugestões, visando a aprovação ou não do texto. Terminado o prazo da consulta, todos os comentários, que devem ter embasamento técnico, são analisados e respondidos pela Comissão de Estudo responsável. Todos os interessados que se manifestaram durante o processo de consulta nacional são convidados a participar de reunião, a fim de deliberar, por consenso, se este Projeto de Norma deve ser aprovado como Documento Técnico ABNT. Com isso, o texto é homologado e publicado pela ABNT. As Normas Brasileiras em vigor ficam disponíveis para consulta no ABNTCatálogo (www.abntcatalogo.com.br).

Histórico

A Abimci e diversas entidades ligadas à cadeia de base florestal e madeira e da construção civil estão reunidas na elaboração da norma técnica do wood frame desde 2009, trabalho iniciado com o projeto Casa Inteligente, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Antes da instalação da Comissão de Estudos da ABNT, em 2016, o trabalho da Casa Inteligente passou pelo debate entre entidades do setor da madeira e construção, empresas privadas, universidades e profissionais ligados ao tema; aprovação da proposta da Diretriz SINAT nº 005 – sistemas construtivos estruturados em peças de madeira maciça serrada com fechamentos em chapa delgadas; aprovação pelo Ministério das Cidades o DATec nº 20 – sistema leve em madeira e a aprovação de que seria necessária a criação de uma comissão para o desenvolvimento da norma técnica.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação