Uma indústria responsável pela produção de produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas. Da madeira serrada em seus múltiplos usos, passando pelo compensado, painéis portas, molduras, pisos, estruturas de madeira e edificações em geral, pellets e biomassa para energia, a madeira processada e industrializada possui grande capilaridade de aplicações e usos, e importante sinergia com vários outros setores industriais.
A indústria madeireira nacional é reconhecida por uma produção que investe em desenvolvimento de produtos, melhoria técnica e novas soluções para os mercados doméstico e internacional, sob um olhar atento da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.
Ao longo dos anos, o setor industrial madeireiro vem contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento socioeconômico do país, através da geração de receitas, renda e empregos, pela contribuição para o saldo positivo da balança comercial do país, bem como no valor bruto da produção. Somado a essas contribuições, aparece ainda como um setor da economia que tem na sua origem uma matéria-prima renovável e que faz parte da solução para combater os efeitos das mudanças climáticas.