Normalização de Produtos

A Abimci é a entidade gestora nacional do Comitê Brasileiro de Madeira (ABNT/CB-31), que por meio de Comissões de Estudos tem por objetivo estudar, elaborar e revisar as normas brasileiras de acordo com as demandas apresentadas.

As Comissões de Estudo (CE) são formadas por membros de diversas classes interessadas no tema, desde representantes de universidades, institutos de pesquisas até produtores e consumidores.

COMISSÕES DE ESTUDO GERENCIADAS PELO CB-31

O CB-31 é responsável pela gestão do processo de desenvolvimento de normas que se dá a partir de uma necessidade manifestada pela sociedade. A Comissão de Estudo elabora o projeto de norma, que é submetido à consulta nacional, para a sua posterior publicação.


CE 31.000.02
Madeira Serrada
Escopo: Normalização no campo de madeira serrada, compreendendo peças de madeira serrada e secagem de madeira serrada, no que concerne a terminologia, requisitos, classificação, procedimentos e métodos de ensaio.


CE 31.000.05
Chapas de Madeira Compensada
Escopo: Normalização no campo de chapa de madeira compensada no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.


CE 31.000.07
Painéis de Fibra de Madeira
Escopo: Normalização no campo de painéis de fibra de madeira no que concerne a terminologia, requisitos e métodos de ensaio.


CE 31.000.10
Madeira para Carretéis
Escopo: Normalização no campo de madeira para carretéis, no que concerne a terminologia e requisitos.


CE 31.000.11 
Mourões de Madeira Preservada
Escopo: Normalização no campo de mourões de madeira preservada, utilizados em cercas, no que concerne a terminologia, requisitos e métodos de ensaio.


CE 31.000.12 
Portas de madeira
Escopo: Normalização no campo de portas de madeira, no que concerne a terminologia, requisitos e métodos de ensaio.


CE 31.000.13
Pisos de Madeira Maciça
Escopo: Normalização no campo de pisos de madeira maciça, no que concerne a terminologia, requisitos e métodos de ensaio.


CE 31.000.14
Madeira Tratada
Escopo: Normalização no campo de madeira tratada, compreendendo penetração e retenção de preservativos, no que concerne a terminologia e métodos de ensaio.


CE 31.000.15 
Preservação de Madeira
Escopo: Normalização no campo de preservação de madeiras no que concerne a terminologia, requisitos e métodos de ensaio.


CE 31.000.16
Cruzeta Roliça de Eucalipto Tratado
Escopo: Normalização no campo de cruzeta roliça de eucalipto tratado, no que concerne a terminologia, requisitos e métodos de ensaio.


CE 31.000.17 
Postes de Eucalipto Preservado
Escopo: Normalização no campo de postes Eucalipto Preservado, utilizados em redes e linhas de distribuição de energia elétrica, no que concerne a terminologia, requisitos, padronização, métodos de ensaio, preparação e recebimento.


CE 31.000.18
Painéis de Partículas de Madeira
Escopo: Normalização no campo de painéis de partículas de madeira, compreendendo partículas de média densidade, no que concerne a terminologia, requisitos e métodos de ensaio.


CE 31.000.19
Chapa Dura de Fibra de Madeira
Escopo: Normalização no campo de chapa dura de fibra de madeira no que concerne a terminologia, requisitos e métodos de ensaio.

NORMAS PUBLICADAS

Acesse as normas já publicadas do CB-31 clicando aqui.