Publicações

O momento para unir a cadeia produtiva da madeira

31/07/2019

Julho/2019

Os desafios que surgem a cada dia para o setor produtivo são inúmeros, já que as barreiras enfrentadas por quem está à frente de uma empresa parecem infindáveis. Incluem a árdua tarefa de gestão dos negócios, passando pela conjuntura econômica e política do país, até chegar ao complexo arranjo comercial dos mercados doméstico e internacional.

E esse complexo ambiente de negócios exige cada vez mais serenidade, confiança e indiscutivelmente, mais conhecimento a cada dia que passa. Somos instigados forçosamente a entender mais de tudo o que nos cerca em nossas rotinas empresarias e de sermos mais participativos. E são muitas as oportunidades existentes para isso.

Em setembro, teremos uma grande oportunidade para demonstrar a força do setor florestal e madeireiro. A realização de dois eventos internacionais na capital paranaense – a Semana Internacional da Madeira e o XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) – promete fazer de Curitiba o ambiente ideal para a troca de ideias, acesso a conteúdos relevantes, oportunidades de negócios e uma chance para fortalecer ainda mais a representatividade do setor no Brasil e no mundo.

Na Semana Internacional da Madeira, de 10 a 13 de setembro, teremos acesso a uma programação intensa com a participação de palestrantes altamente qualificados em relação ao momento do setor. Serão eventos técnicos que unirão profissionais da silvicultura até a indústria de transformação para a troca experiências, discussão dos desafios, avaliação das tendências e proposição de soluções para as atividades do setor. Além disso, haverá um grande número de empresas expositoras na Feira Lignum Latin America, um espaço que irá reunir os decisores das empresas com fornecedores dessa grande cadeia. Um dos eventos mais prestigiados de toda a programação é o WoodTrade Brazil, promovido pela Abimci, em parceria com a Malinovski e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com o objetivo de debater informações e avaliar o mercado, expectativas e principais desafios, e que, nesta terceira edição, irá apresentar os dados atualizados do Estudo Setorial 2019 da Abimci, que será lançado em breve.

Para complementar esse cenário de debates e construção de novos caminhos, de 29 de setembro a 5 de outubro de 2019, será realizado o Congresso Mundial da IUFRO, que acontece pela primeira vez na América Latina, que irá debater “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”. Uma oportunidade única para pesquisadores brasileiros terem acesso a pesquisas de todo o mundo.

Será um evento único, que acompanhará as principais discussões contemporâneas que incluem a relação das florestas com as pessoas, mudanças climáticas, produtos florestais para um futuro mais verde, biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas, interação com o solo e água.

Sabemos que a rotina muitas vezes nos impede de ter uma visão macro do cenário no qual as empresas estão inseridas. Assim, participar de eventos de peso como esses traz uma nova ótica para problemas antigos. Contribuir para as discussões é algo fundamental para quem pensa na longevidade do setor madeireiro e de base florestal. Precisamos estar unidos e fortalecidos para avançarmos.

 

Paulo Pupo, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci)