Publicações

Representação internacional

30/04/2019

Abril/2019

Uma das frentes mais fortes do trabalho da Abimci é a representação internacional do setor de madeira processada mecanicamente. A credibilidade conquistada ao longo das mais de quatro décadas de atuação da entidade tem garantido voz às indústrias brasileiras, de forma a promover técnica, política e comercialmente as empresas associadas, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade dos negócios.

Em recente participação no evento promovido pela federação que reúne importadores alemães de compensado, por exemplo, a Abimci foi a única entidade estrangeira convidada a participar do encontro. Um espaço conquistado pela entidade, que permitiu à Associação apresentar a mais de 100 importadores daquele importante mercado, o cenário madeireiro brasileiro, as perspectivas de futuro em relação a suprimento, as certificações de qualidade e de origem da madeira, bem como abordagens sobre o cenário político e econômico do país. Foi ainda uma oportunidade para termos acesso às informações do mercado alemão e europeu e do comportamento dos volumes produzidos e consumidos pelo bloco europeu.

Ainda no mês de março, a Abimci realizou missão com representantes das empresas fabricantes de portas que fazem parte do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) para a Made Expo, na Itália. A feira voltada aos setores da arquitetura e da indústria da construção apresentou soluções e inovações de fabricantes e fornecedores, além das tendências dos mercados da Europa.

Outra ação relevante que contou, mais uma vez, com a participação da Abimci foi a participação em evento promovido pelo departamento comercial do consulado dos Estados Unidos, o Workshop Select USA, com conteúdos e oportunidades de internacionalização dos negócios e identificação de sinergias entre a oferta e demanda com o mercado norte-americano.

Reforçando ainda a agenda internacional do primeiro semestre, a Abimci está a frente, em parceria com Centro Internacional de Negócios da Fiep, da missão técnica para a feira Ligna, em Hannover, na Alemanha, em maio. A exposição é consideradaa mais importante em nível mundial para o segmento florestal e madeireiro, com apresentação de toda a tecnologia para a indústria da madeira e de móveis e o mais completo programa de máquinas e ferramentas e suas inovações, lançamentos e padrões de produção.Tambémé possível conhecer durante a feira todas as etapas da criação de valor do processamento e do beneficiamento da madeira, desde técnicas florestais, passando pelo beneficiamento em serrarias e na indústria de derivados de madeira e de aproveitamento energético. Aprogramação da missão também incluirá visitas técnicas a indústrias e empresas da região para troca de experiências,

conhecimento e acesso a tecnologias e sistema produtivos. Na delegação, empresários e profissionais de empresas de praticamente todos os segmentos madeireiros. Mais uma importante ação promovida pela Associação, que consolida a atuação da entidade como um agente transformador e gerador de oportunidades para as empresas associadas.

Sabemos que apenas boa vontade e expectativas positivas não são suficientes para que uma empresa atue no mercado externo. Internacionalizar parte ou a totalidade de seu faturamento certamente precisa ser uma ação planejada e estruturada. É preciso estar preparado e ter planejamento em várias linhas e ações, tanto produtiva, mercadológicas, fiscais e logísticas para ir além das fronteiras brasileiras e ser competitivo nos mercados de destinos.

Assim, valorizar o trabalho e a dedicação das indústrias que encaram esse desafio, e dar o melhor suporte possível para ações no mercado internacional faz parte da missão da Abimci para com as empresas associadas.

 

Paulo Roberto Pupo, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci)