Publicações

União marca força do setor produtivo da madeira

31/10/2017

Outubro/2017

Uma semana intensa. Assim foi a programação da Semana Internacional da Madeira, entre os dias 19 e 22 de setembro, que reuniu mais de 6 mil pessoas em Curitiba (PR), transformando, mais uma vez, a cidade paranaense em um polo de negócios, conteúdo e troca de experiências entre os profissionais do setor madeireiro. 

Se os eventos pudessem ser traduzidos em uma palavra, provavelmente ela seria ‘superação’. Superamos as dificuldades conjunturais do país e do próprio setor para reunir em um só lugar as principais vozes do setor produtivo florestal e madeireiro. Uma iniciativa que contou com a participação de diversas entidades setoriais, universidades, instituições de pesquisa, consultorias, mídia especializada e, claro, das empresas que enviaram seus profissionais, montaram stands e patrocinaram alguns dos eventos realizados.  

A Abimci, como entidade representativa e instituição que exerce um papel fundamental nos campos político, comercial e técnico, mobilizou sua base e, mais uma vez, promoveu várias ações dentro da programação da semana, com destaque para a realização do WoodTrade Brazil para a discussão e avaliação do mercado. Um momento importante de debate, compartilhamento de informações e dados estratégicos com um público altamente qualificado, marca dos eventos da entidade. Também foi realizada a reunião plenária geral, com análises da economia nacional, política de câmbio e informações sobre projetos de infraestrutura e logística, que podem vir a melhorar o escoamento dos produtos madeireiros.

Na Feira Lignum Brasil, a Abimci em seu stand institucional, recebeu um grande número de associados e convidados que teve acesso à nova publicação Estudo Setorial em Síntese, uma novidade que pretende fornecer às empresas ainda mais conteúdo relevante e atualizado, além de um ambiente profícuo em troca de informações sobre produção, mercado, novas tecnologias, etc. 

As empresas que estiveram em Curitiba em setembro encontraram uma grande oportunidade para estar frente a frente com especialistas nacionais e internacionais de mercado, tecnologia, energia, tratamento, suprimento, construção com madeira, além de terem acesso às novidades apresentadas nas feiras Lignum Brasil e Expo Madeira & Construção.    

Quem não fechou negócios, pode avaliar a temperatura do mercado, encontrar parceiros e fornecedores. Estamos certos de que todo o esforço das empresas em participar de uma agenda cheia como foi a da Semana Internacional da Madeira certamente recompensou. 

Iniciamos, assim, o último trimestre no ano com as esperanças renovadas e com uma visão melhorada de futuro, de que há espaço para crescer, desenvolver novas ideias e fortalecer cada vez mais a cadeia florestal e madeireira do país. Os empresários mostraram durante as atividades desenvolvidas que, a cada dia que passa, estamos nos descolando da crise política e ética que assola o país, e com isso mantermos nosso foco da geração de emprego, em busca da sustentabilidade e do desenvolvimento econômico. Parabéns a todos os envolvidos!

 

Paulo Pupo, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci)