Publicações

Vem aí a Semana Internacional da Madeira

30/06/2017

Junho/2017

Temos pela frente quatro meses de preparação para uma série de oito eventos da cadeia produtiva da madeira. Em setembro, de 19 a 22, Curitiba (PR) será, pela segunda vez, a capital nacional e internacional da madeira. Uma oportunidade única para o debate, a busca por soluções, a troca de conhecimento, o acesso a novas tecnologias e um raio-x do mercado, algo que somente os grandes eventos proporcionam: o contato direto com quem está na linha de frente das empresas. 

Dentre os eventos programados, a Abimci, além do apoio institucional geral para as atividades da semana e na promoção dos encontros, também estará à frente do 2º Wood Trade Brazil, seminário que terá como foco a avaliação de mercado e de tendências para o setor, em vários segmentos de produtos madeireiros. Um momento importante para conhecer cases de gestão, de ter acesso a dados atualizados e trocar informações.  

Outros dois eventos da semana – o Simpósio e a Expo Madeira & Construção – vão ampliar o debate de um dos temas prioritários – o uso da madeira na construção – para a Abimci e para as diversas entidades que estão envolvidas com essa importante bandeira para a cadeia florestal e madeireira. Eventos que se consolidaram no calendário acadêmico e profissional, que irão contribuir para o avanço do trabalho que está sendo realizado para ampliar o uso da madeira na construção civil.

A programação da semana ainda contará com outras novidades: a Conferência Sul- Americana de Tecnologias para Proteção de Madeira (Wood Protection) e a Conferência Sul-Americana de Tecnologias para Transformação e Beneficiamento de Madeiras (ProWood). Além da Feira Lignum Brasil, que irá apresentar lançamentos em máquinas, equipamentos e serviços para a indústria da transformação.  

 

Este ano, uma importante conquista para o reforço da programação da Semana Internacional da Madeira é a inclusão do 8º Congresso Nacional Moveleiro. Um evento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que irá agregar ainda mais conteúdo de um encontro consolidado no mercado que fomenta negócios, promove palestras e mostra da indústria.

 

Assim, em um cenário no qual ainda enfrentamos incertezas econômicas e políticas, nada mais urgente, oportuno e necessário do que o setor produtivo se manter unido e firme com o objetivo de encontrar soluções conjuntas, por meio do debate e da troca de conhecimento. A participação – e o sucesso – desta grande agenda depende de todos os atores dessa cadeia produtiva, que tanto contribui para a geração de renda, empregos e desenvolvimento do país.

Programe-se e venha participar da Semana Internacional da Madeira. Não perca essa oportunidade!

Paulo Pupo, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci)