Notícias

Abimci cria Comitês Florestal e de Logística

Notícias

09/12/2020

Ação faz parte do planejamento da associação para ampliar representação em demandas que afetam as indústrias de madeira  

A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) passa a contar com dois novos Comitês na sua estrutura operacional: Florestal e Logística. A novidade visa dar ainda mais ênfase em pautas que têm afetado diretamente os negócios das empresas do setor industrial madeireiro.

A criação do Comitê Florestal coincide com a entrada da Abimci na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A participação da Associação nesse fórum permitirá, segundo o presidente Juliano Vieira de Araujo, discutir formas de incentivo para o uso mais abrangente dos produtos originários das florestas. Na primeira reunião da Câmara da qual a entidade participou, foi apresentada a necessidade de consolidação do sistema construtivo wood frame no Brasil para que haja um estímulo ao uso ainda mais abrangente de produtos madeireiros para agregar valor a esse mercado.

O trabalho do Comitê Florestal, que será coordenado pelo próprio presidente da Abimci, também pretende passar por uma atuação mais integrada com as associações florestais estaduais em pautas comuns e na promoção da melhoria da imagem do setor de base florestal. Estará em pauta ainda uma proposta de uma nova certificação florestal, o fortalecimento das relações com o Serviço Florestal Brasileiro e órgãos de governo, a discussão de financiamento e fomento, além de projetos para plantios florestais em pequena escala.

O Comitê de Logística, uma área na qual a Abimci já atuava de forma bastante efetiva na defesa de interesses do setor, terá duas linhas de atuação. No modal marítimo estarão pautas como monitoramento do frete marítimo, avaliação dos serviços na estrutura portuária, maior aproximação à Antaq para monitoramento das resoluções, melhoria do diálogo com armadores e portos e fortalecimento dos posicionamentos do setor. Uma das principais ações previstas para esse Comitê é estabelecer diálogo com portos, armadores e operadores, que terá uma comissão de trabalho especialmente criada para tratar sobre esse tema.

No modal rodoviário, a entidade fará um monitoramento mais próximo em relação às concessões de pedágios assim como em relação à pauta do tabelamento de fretes. Também levará ao governo demandas para a criação de uma política de investimentos e financiamentos para a renovação da frota de caminhões, entre outras pautas.

Os dois novos Comitês se somam a outros 11 que faze parte da estrutura da Abimci: Comitê de Laminados e Compensado de Pinus, Laminados e Compensado Tropical, Compensado Plastificado, Molduras, Produtos de Maior Valor Agregado e Madeira de Pinus, Portas, Pellets e Biomassa,  Desenvolvimento, Tecnologia e Sistema Wood Frame, Relações Internacionais e Relações Institucionais. Cada Comitê possui agenda própria da reuniões.

Fonte: Interact Comunicação