Home O Setor

O Setor

495
milhões de ha de florestas no Brasil
98,1%
florestas nativas
1,9%
florestas plantadas
49
mil empresas no setor de madeira sólida
5,8%
indústria de madeira sólida no total do PIB do país

A indústria madeireira, que tem como fonte de matéria-prima as florestas plantas e manejadas, gera empregos, renda, tributos e tem contribuição positiva no saldo da balança comercial. De acordo com o Estudo Setorial da Abimci de 2022, que tem como base o ano de 2021, o número de empregos gerados pelo setor madeireiro foi de 158.972 postos. Quando toda a indústria de madeira sólida, que também engloba a indústria moveleira, é computada o número sobe para 334.388 postos. Se o foco é o setor de base florestal como um todo, que engloba as indústrias madeireira, moveleira, a silvicultura, os segmentos de papel e celulose, este indicador atinge 612.527 empregos.    

A indústria de produtos de madeira processada mecanicamente tem um papel significativo no desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do país. O valor bruto da produção da indústria de madeira sólida, totalizou em 2022 R$ 26,8 bilhões. Além disto, a balança comercial do segmento totalizou US$ 3,6 bilhões, o que representa 5,8% do total do país.

No que refere a base florestal mundial, o Estudo Setorial também mostra que atualmente, as florestas no mundo ocupam 4,0 bilhões de ha (hectares), sendo 3,74 bilhões de ha de nativas (93% do total) e 291 milhões de ha (7%) de plantadas. O Brasil possui 12% do total mundial de cobertura florestal, ou seja 495 milhões de ha, o que correspondem a 60% do nosso território. Desta área, 485,4 milhões de ha (98,1%) são de florestas nativas e 9,5 milhões de ha (1,9%) de florestas plantadas, principalmente com as espécies eucalipto (7,5 mi de ha) e pinus (1,7 mi de ha). Estas florestas são a base de suprimento da produção da indústria de madeira processada mecanicamente.      

 Abaixo resultados alcançados por cada segmento de produto:

Madeira serrada de coníferas – Em 2021, o Brasil produziu 8,2 milhões de m³ do produto. De 2015 para cá, o país vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional, tendo exportado mais de 3.2 milhões m³ em 2021. Na última década, as exportações tiveram bom desempenho, apresentando crescimento ao longo dos anos, no que se refere aos volumes embarcados.

Compensado de coníferas – O compensado de coníferas é um produto amplamente comercializado e utilizado no mercado global. Em termos de produção, o Brasil se encontra no quarto lugar no ranking mundial. Entre 2012 e 2021, o crescimento da produção anual brasileira vem mostrando aumento gradativo, atingindo 3,4 milhões m³ em 2021. O país é líder mundial nas exportações de compensado de coníferas de acordo com o crescimento acompanhado na última década.

Compensado de folhosas – A produção de compensado de folhosas tem mantido certa estabilidade desde 2014, mas comparativamente à década passada a produção atual se encontra em um patamar mais baixo, em torno de 290 mil m³, alcançado em 2021. As exportações também têm aumentado de forma proporcional ao longo dos últimos anos, passando o compensado de eucalipto, a contribuir com as estatísticas das exportações deste produto.

Portas – A produção nacional de portas de madeira tem maior caracterização para o consumo no mercado interno – em 2021 foram produzidas 7,6 milhões de unidades -, as exportações do produto têm mostrado avanço nos últimos anos, atingindo em 2021, 182,8 mil toneladas.

Molduras – O Brasil foi, em 2021, o principal exportador mundial de molduras de madeira, responsável por 19% do valor comercializado no mercado internacional, sendo os Estados Unidos o principal mercado importador. Na última década, a produção nacional tem se mantido relativamente estável e, em 2021, atingiu cerca de 980 mil m³.

Pisos – Os pisos de madeira atingiram no último ano, 7,3 milhões de metros quadrados produzidos. Uma boa parte da produção é consumida no mercado interno, mas as exportações também têm sido relevantes para o segmento, no último ano foram exportadas 82,2 mil toneladas do produto, sendo os Estados Unidos o principal mercado de destino das exportações.

Pellets – A produção de pellets tem se ampliado, no Brasil, nos últimos anos. A produção tem se ampliado, mostrando crescimento recorrente, atingindo 700 mil toneladas em 2021. Atualmente, parte da produção é direcionada para atender à demanda internacional, no entanto a demanda nacional cresceu nos últimos anos e estima-se que o consumo nacional do produto tenha sido de aproximadamente 357 mil toneladas em 2021 (51% da produção).

Estudo setorial

Dentro do escopo do trabalho da Abimci está a disponibilização ao mercado de dados referentes ao setor por meio do Estudo Setorial. A publicação é referência e fonte de informações socioeconômicas e específicas sobre o setor de base florestal e de cada segmento de produto representado pela Associação para entidades, governo, setor financeiro, imprensa, entre outros. 

No material, encontram-se dados sobre as florestas no mundo e no Brasil; o perfil da indústria madeireira; e dados de produção, consumo e exportação dos principais produtos madeireiros industrializados no país.

Confira os Estudos Setoriais já publicados pela Abimci

Últimas notícias

Destaque
15/04/2024

Abimci participa de reunião para debater panorama do modal ferroviário

O encontro, realizado no Campus da Indústria, em Curitiba teve participação de usuários, operadores, órgãos anuentes e reguladores do sistema ferroviário  Nesta segunda-feira (15), a Abimci participou de mais uma reunião que discutiu soluções para os processos de exportação. Desta vez o debate foi sobre a malha ferroviária. Participaram representantes de indústrias e organizações usuárias […]

Destaque
08/04/2024

Setor madeireiro participa de missão para Suécia e Áustria com foco em construções de madeira engenheirada

A partir desta segunda-feira (08), até o dia 14 de abril, empresários do setor madeireiro e da construção civil, profissionais especializados na área, representantes do governo e entidades representativas do setor industrial participam de missão técnica internacional na Suécia e Áustria. A viagem foi organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e tem o […]

Destaque
04/04/2024

Indústrias e autoridades debatem busca de soluções para os gargalos do sistema portuário

Na reunião realizada pela Abimci e Fiep, exportadores e órgãos anuentes falaram sobre os papéis de cada um para amenizar os gargalos e melhorar o processo de exportação A Associação Brasileira das Indústrias de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), em reunião do seu Comitê de Logística, juntamente com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por […]