Home Comunicação Abimci participa do Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura
Notícias
30/10/2023

Abimci participa do Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura

O setor de base florestal se reuniu, na cidade de Canela (RS), no Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, realizado entre os dias 25 e 27 de outubro. E evento debateu tecnologias, negócios e plantio, assim como avaliou o momento atual do setor e permitiu a discussão sobre uma política unificada de desenvolvimento setorial. A Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) este presente no evento, participando do Painel Momento e Tendências do Mercado Florestal e Industrial.
O presidente da Abimci, Juliano Vieira de Araujo participou da mesa redonda juntamente com representantes da ACR, Ageflor e Sindimadeira-RS, com discussões e abordagens sobre competitividade, suprimento de madeira, ambiente de negócios, os entraves legais e a necessidade de ações unificadas para o desenvolvimento e o consequente aumento da área de florestas plantadas. Reforçou a estruturação de uma ação integrada de comunicação setorial para comunicação positiva e constante para a melhoria da imagem do setor de base florestal, tanto no mercado como na sociedade.
Paralelamente a questão florestal, o presidente da Abimci falou sobre as oportunidades do setor com o desenvolvimento e consolidação dos sistemas construtivos em madeira. “O setor está vivendo um momento promissor e de muitas oportunidades com os sistemas construtivos que tem a madeira como principal matéria-prima. Em julho deste ano, por exemplo, foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a norma do light wood frame. Este sistema é potencialmente sustentável porque a matéria-prima utilizada é proveniente prioritariamente de florestas plantadas. A madeira utilizada estoca o carbono absorvido durante o ciclo de crescimento das árvores. Além disto, é um processo construtivo que atende os princípios do ESG, baseados nos aspectos ambientais, sociais e de governança. Este sistema combina eficiência construtiva, versatilidade, sustentabilidade e benefícios energéticos, aspectos cada vez mais valorizados na indústria da construção. Da mesma forma, outras iniciativas com madeira engenheirada estão em andamento, como por exemplo, o projeto do NAPI Wood Tech – Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação do Estado do Paraná, voltado ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à utilização da tecnologia da madeira engenheirada”, destacou.
Para o presidente da Abimci, o evento comprovou o atual momento de união de vários elos da cadeia do setor florestal gaúcho junto ao governo do Estado e demais órgãos anuentes. “O Rio Grande do Sul está vivendo um momento importante no avanço das políticas ambientais aliado ao necessário desenvolvimento. A recente revisão do ZAS (Zoneamento Ambiental da Silvicultura) mostra um importante avanço e a presença de várias secretarias de Estado no evento mostra que o setor está ganhando cada vez mais relevância, assim como a frente a atuação da Parlamentar em Defesa da Silvicultura que tem atuado de forma relevante nos temas prioritários para o setor de base florestal”, avaliou.
O Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura reforça a posição e atuação da Abimci que envolve a união de esforço, comunicação, incentivo ao plantio, aproximação com o setor público, aspectos essenciais para o crescimento e consolidação cada vez maior do setor no mercado nacional e internacional.