Home Comunicação Abimci participa do lançamento da norma técnica do light wood frame
Wood frame
20/10/2023

Abimci participa do lançamento da norma técnica do light wood frame

Como gestora do CB-031 (Comitê Brasileiro de Madeira), a Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) participou do lançamento da norma técnica do light wood frame. O evento foi realizado em outubro, na capital paulista, principal mercado da construção civil do país, durante um evento focado em sistemas construtivos industrializados.

O lançamento da norma acontece em um momento oportuno, em que a atenção dos mais diferentes mercados se volta para as soluções construtivas sustentáveis, onde os sistemas construtivos que utilizam a madeira prioritariamente proveniente de florestas plantadas ganham espaço devido aos benefícios de proporcionam à sociedade e ao meio ambiente. “A publicação da norma proporciona uma mudança de paradigma de posicionamento do setor industrial madeireiro, onde temos a oportunidade de mostrar que já praticamos os princípios do ESG há muito tempo”, avaliou o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

O sistema wood frame combina aspectos cada vez mais valorizados na indústria da construção como a redução do tempo de execução das obras, de resíduos e de energia, oportuniza ganhos ambientais, já que o sistema é potencialmente sustentável porque a matéria-prima utilizada é proveniente prioritariamente de florestas plantadas. Esta madeira estoca o carbono absorvido durante o ciclo de crescimento das árvores. Além disto, é um processo construtivo que atende os princípios do ESG, baseados nos aspectos ambientais, sociais e de governança.

Histórico

A publicação da norma técnica ABNT NBR 16936 – Edificações em light wood frame tem em sua história um amplo trabalho técnico que envolveu diversos agentes, entre eles associações, universidades, pesquisadores e empresas do setor industrial madeireiro, fornecedores do sistema e construtoras. Há quase 15 anos, o primeiro passo foi dado com a criação da Comissão Casa Inteligente, uma iniciativa da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) que reuniu, no primeiro momento, empresários dos setores madeireiros e representantes da construção civil do Paraná. Com o passar dos anos, o grupo cresceu, reunindo interessados que começaram a buscar soluções e elencar os maiores desafios para a consolidação do sistema, entre eles, técnicos, políticos e culturais.

A compreensão sobre a necessidade de padronização e ganho de escala nos negócios, trouxe a Abimci, entidade gestora do Comitê Brasileiro de Madeiras da ABNT, o CB-031, para dentro destas tratativas, atuando tecnicamente e organizando junto à ABNT os trâmites para a criação da Comissão de Estudos para o desenvolvimento da norma. Assim, em 2016, foi instalada a Comissão de Estudo de Sistemas Construtivos Light Wood Frame da ABNT. A Abimci, desde então, tem atuado na secretaria dos trabalhos e organização das atividades da Comissão de Estudos, sempre com a fundamental contribuição de inúmeros profissionais, entidades, grupos de trabalho, órgãos do governo, dedicados ao avanço do sistema construtivo no Brasil. Para o desenvolvimento da norma brasileira para o sistema wood frame, normas internacionais, assim como exemplos práticos de países onde o sistema já é consolidado, foram utilizados para embasamentos técnicos.

O intenso trabalho realizado pela Comissão de Estudos da ABNT teve como objetivo a estruturação do texto da norma focado em aspectos técnicos de projeto, execução e desempenho para edificações em até dois pavimentos. Após inúmeras reuniões presenciais, realizadas em Curitiba (PR), que reuniam os interessados e colaboradores para o desenvolvimento da norma, esses encontros passaram a ser remotos, desde o início da pandemia. Neste período, o texto da norma foi encaminhado para várias consultas nacionais para avaliação dos seus conteúdos. Neste ano, o texto da norma foi finalizado e publicado, o que representa um importante passo para a consolidação do sistema construtivo no Brasil com amplo potencial de gerar escala e negócios.