Notícias

Ações da Abimci em 2021 estarão focadas em representação, promoção do setor e defesas de interesse

Notícias

08/02/2021

O ano de 2021 iniciou com uma agenda intensa de ações na pauta da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci). A expectativa para os próximos meses é da retomada gradual de agendas presenciais, com expectativa de realinhar eventos adiados em 2020, ainda que muitos aconteçam em formato híbrido (virtual e presencial). De acordo com a Associação, será preciso acompanhar o andamento da vacinação e das medidas oficiais adotadas para a confirmação do calendário ao longo do ano. Dessa forma, as atividades técnicas e institucionais, incluindo a representação e defesa de interesses, seguem por meio de reuniões virtuais, que, inclusive, viabilizam a participação de mais profissionais nas dicussões.

Eventos

Na programação da Abimci para 2021 na área de eventos estão a participação por meio de palestras, exposição com estande institucional na Formóbile, participação em um espaço institucional do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) na Feira Internacional de Esquadrias (Fesqua).

Uma ação que merece destaque dentre os eventos dos quais a Abimci participa e apoia é a Semana Internacional da Madeira, programada para este ano. A agenda estratégica para troca de informações, networking, acesso a tecnologias, avaliação de mercado e perspectivas é considerado um momento importante para o segmento madeireiro e florestal nacional. Além do estande institucional na Feira Lignum Latino America, a Abimci planeja a quarta edição do WoodTrade Brazil.


Outros eventos que fazem parte do calendário do setor e estão programados para este ano são as feiras Revestir, Ecoenergy, Show Florestal, Intermodal South America, Expotel, Feicon, e o Seminário My Wood Home.

No calendário internacional, que inclui missões técnicas, eventos comerciais, congressos e feiras, muitos dos principais eventos previstos serão realizados de forma virtual, caso da feira IBS, em Orlando, a IWPA Convention, em San Diego, e o encontro Select USA, que ocorrem nos Estados Unidos.  Outros eventos internacionais prevêm a realização de forma híbrida (parte presencial e outra virtual): Carrefour de Bois (França), KWF-Tagung (Alemanha) e Ligna Hannover (Alemanha).

Atuação técnica

O trabalho de normalização de produtos também segue intenso em 2021. Confira:

– Madeira serrada: em 2020, duas partes da norma de madeira serrada (ABNT NBR 16864) foram publicadas, a que trata da terminologia e dos requisitos gerais. Ainda para madeira serrada estão em discussão a normalização do produto para a construção civil, embalagens, móveis e usos gerais.

– Cruzetas roliças de eucalipto preservado para redes de distribuição elétrica: reunião agendada para o dia 11 de fevereiro para alinhamento dos votos após consulta nacional.

– Preservação de madeiras: em revisão

– Pellets de Madeira: em elaboração

– Compensado plastificado: cirada Comissão de Estudos para discutir texto da norma

– Sistema construtivo wood frame (casas com madeira): em consulta nacional

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci
Imagem de Andreas Lischka por Pixabay