Notícias

Acordo entre Abimci e TTF irá promover produtos brasileiros certificados

Notícias

12/11/2015

Parceria foi firmada durante encontro realizado em Londres

A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e a Timber Trade Federation (TTF) firmaram um acordo de cooperação com o objetivo de promover os produtos de madeira brasileiros certificados no Reino Unido, importante mercado comprador, em especial do compensado. A parceria faz parte de uma série de ações institucionais que estão sendo desenhadas em conjunto pelas duas organizações.

Na avaliação do presidente da divisão de compensados e painéis da Federação Inglesa, Mark Sheriton, a padronização dos produtos madeireiros, especialmente do compensado, dentro dos requisitos e padrões exigidos pelas normas europeias, é fundamental para a consolidação do produto brasileiro no Reino Unido e nos demais países da Europa. Ele destacou ainda o posicionamento proativo da Abimci na promoção da certificação e na defesa da utilização de produtos certificados. Para o presidente da Abimci, José Carlos Januário, esse tipo de ação internacional solidifica a atuação da Associação em prol do desenvolvimento mercadológico da produção nacional, consolidando o Brasil entre os principais fornecedores para o mercado mundial. “Sabemos, no entanto, que isso deve estar acompanhado de desenvolvimento técnico do produto e da obtenção das certificações necessárias para atender os requisitos do mercado.

Para isso, a Abimci está preparada e à disposição de seus associados para auxiliá-los”, afirmou. Nos últimos anos, a qualidade dos produtos brasileiros tem alcançado progressos importantes, mas segundo a Abimci ainda carece de uma maior padronização de certificação, principalmente no que diz respeito à produção de empresas de menor escala no mercado. O encontro entre os dois presidentes aconteceu durante uma série de eventos que está sendo realizada em Londres durante esta semana e recebe participantes provenientes de várias partes do mundo, que se encontram para discutir o mercado, cenários e perspectivas. O presidente da TTF reforçou a importância da parceria com a Abimci e da valorização dos produtos brasileiros certificados na Europa.

Além do presidente da Abimci, participaram do encontro o primeiro vice-presidente, Luiz Alberto Sudati, o vice-presidente de Relações Internacionais, Isac Zugman, e o coordenador do Comitê de Compensado de Pinus, Fabiano Sangali, e o superintendente, Paulo Roberto Pupo.