Notícias

Avanços na normalização de produtos de madeira

Notícias

02/07/2021

O trabalho realizado para a normalização de produtos de madeira é constante. Confira a seguir os avanços do mês de junho de 2021.

Compensados

A Comissão de Estudos (CE) de Compensado se reuniu no mês de junho e deliberou o envio do texto para consulta nacional da norma de Compensado – Requisitos e métodos de ensaios. Esse texto une e atualiza sete normas já publicadas do produto. Um avanço importante para o segmento, que passará a ter uma norma nacional para o compensado estrutural. Em breve o texto estará disponível por 30 dias para votação em consulta nacional.

Portas de madeira

A Comissão de Estudos (CE) de Portas de Madeira trabalha na parte 4 da norma técnica, a NBR 15930, que irá estabelecer as condições mínimas adequadas de instalação e manutenção. O texto prevê e define as responsabilidades do fabricante, instalador, construtor, usuário e contratante da porta de madeira. Dos oito requisitos previstos, sete já foram avaliados e redigidos.

Pellets

Ocorreu em junho reunião da Comissão de Estudos de Pellets, dando sequência aos estudos do projeto de norma para o produto. Durante o encontro, a comissão de estudos aprovou o texto da parte 2 – Pellets – Classificação e Requisitos, e o trabalho de avaliação do conteúdo da parte 1 da norma, Pellets – Terminologia e Métodos de Ensaio, será a pauta da próxima reunião, já agendada para julho. A expectativa é de finalização do texto e deliberação das duas partes da norma para consulta nacional.

Cruzetas roliças de eucalipto preservado para redes de distribuição elétrica 

A ABNT publicou no mês de junho a norma técnica ABNT NBR 16201 – Cruzetas roliças de eucalipto preservado para redes de distribuição elétrica – Requisitos que estabelece os requisitos mínimos para cruzetas roliças de eucalipto preservado sob pressão, para utilização como suportes de redes aéreas de distribuição de energia elétrica. Para acessar a norma clique aqui: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=471028

Sistema wood frame 

A Comissão de Estudos de Sistemas Construtivos wood frame realizou no mês de junho reunião específica para a análise dos votos recebidos em consulta nacional. O texto recebeu um total de 109 votos, sendo 69 de aprovação, 14 de observação de forma e 26 de reprovação. No encontro realizado, foram alinhados os votos recebidos, o texto da norma foi readequado com as decisões tomadas pelos participantes da CE, e em breve será submetido a uma nova consulta nacional por mais 30 dias.

Fonte Abimci