Home Comunicação Cenário atual do segmento de madeira serrada são apresentados no Woodtrade Brazil
Mercado
30/09/2024

Cenário atual do segmento de madeira serrada são apresentados no Woodtrade Brazil

Durante o painel Mercado de Produtos de Madeira, foram apresentados os avanços, desafios e expectativas para o segmento 

As dinâmicas do mercado de madeira serrada, incluindo a evolução da demanda e os desafios desse segmento no Brasil foram abordados por Daniel Woiski Guilherme, CEO da Solida Brasil Madeiras e coordenador do Comitê de Madeira Serrada da Abimci, em sua apresentação no painel Mercado de Produtos de Madeira do Woodtrade Brazil. 

Na apresentação, Woiski revelou que, em 2023, o Brasil produziu 8,2 milhões de metros cúbicos de madeira serrada. Deste total, 2,6 milhões de metros cúbicos foram destinados à exportação, enquanto os 5,6 milhões restantes foram absorvidos pelo mercado interno. “A madeira serrada brasileira é reconhecida por sua qualidade e sustentabilidade. Nosso objetivo é continuar expandindo a presença no mercado internacional”, disse.

Os principais mercados compradores desse produto brasileiro incluem Estados Unidos, México, China, Arábia Saudita e Vietnã. Apesar da produção e a exportação mundial estarem em declínio, o mercado brasileiro se mantém. “A produção e o consumo da madeira serrada de folhosas estão relativamente estáveis nos últimos anos. Dentre os principais destinos, o Sudeste Asiático passa a ter um aumento no consumo”, assinala Woiski.

Woiski destacou desafios como a oscilação dos valores dos fretes marítimos e os obstáculos logístico-portuários no Brasil. Ele elencou algumas estratégias para manter o mercado do segmento. “Hoje o Brasil exporta commodity e uma saída para o futuro é agregar valor à madeira serrada. A Abimci tem realizado um trabalho muito grande para difundir a madeira engenheirada. Esse é um grande passo para valorizar a nossa madeira”, afirmou.