Home Comunicação Empresários discutem oportunidades do mercado de produtos de madeira
Notícias
15/03/2016

Empresários discutem oportunidades do mercado de produtos de madeira

O Wood Trade Brazil, realizado pela Abimci, Fiep e Malinovski Eventos, no dia 8 de março, em Curitiba (PR), reuniu empresas dos segmentos de madeira serrada, portas, molduras e compensados para falar sobre a produção, o consumo e as expectativas no Brasil.

Segmentos como o de madeira serrada, que exporta apenas 10% da produção, estão atentos às oportunidades de crescimento e abertura de novos mercados para um melhor escoamento da produção nacional. Outro sinal de alerta, na opinião dos empresários, é quanto à variação cambial, que gera incerteza e expectativa nos clientes e fornecedores.

Já no mercado interno, as dificuldades são as mesmas para todos os nichos: aumento da carga tributária, a queda no lançamento de novas habitações em torno de 19,3% de 2014 para 2015, a diminuição do crédito para financiamento para habitação e aumentos dos juros, o aumento da inadimplência, a concorrência de produtos de baixa qualidade, além da pressão pelo aumento de preços de matéria-prima e mão de obra.

As possibilidades ressaltadas pelos palestrantes passa pela inovação, que pode estar na diminuição da produção para equalizar a oferta com a demanda, na diversificação da produção com novos produtos ou agregar valor aos produtos existentes, na busca pela exportação ou no aumento de exportação para aqueles que já são exportadores, no aumento da área de atuação, no atendimento a outros setores do mercado e na redução de custos desnecessários à operação. Outra estratégia apontada como fundamental é o associativismo e a troca de informações e experiências como a que aconteceu durante o encontro Wood Trade Brazil.