Home Comunicação Encapp 2022 potencializa a interação entre empresas e prospecção de novos negócios
Eventos
21/09/2022

Encapp 2022 potencializa a interação entre empresas e prospecção de novos negócios

O Encapp (Encontro da Cadeia Produtiva da Porta) que aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro, em Curitiba (PR), se consolidou como um ponto de encontro entre fornecedores da cadeia produtiva da porta e fabricantes do produto, assim como, uma importante vitrine de lançamentos de soluções e tecnologias. O evento, que neste ano integrou a Semana Internacional da Madeira, recebeu 2698 visitantes, resultado 80% superior ao da última edição realizada em 2019.

“O Encapp é um encontro e oportunidade estratégica para atualização sobre as novidades tecnológicas e lançamentos de produtos que as empresas fornecedoras da cadeia produtiva da porta desenvolvem. Isso é possível graças ao público altamente especializado que visita o Encontro e participa das Rodadas de Negócios”, afirmou Paulo Pupo, superintendente da Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), entidade realizadora do Encapp por meio do PSQ-PME (Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações).

A realização do Encapp junto à Lignum Latin America proporcionou uma melhor integração do segmento de portas em uma feira que abrange outros segmentos do setor industrial madeireiro. “Nos três dias do evento, tivemos também aumento significativo de público visitante, o que proporcionou mais prospecção de negócios para os expositores”, avaliou o superintendente da Abimci.

Os expositores do Encapp também participaram de forma exclusiva da Rodada de Negócios, realizada nos dias 15 e 16 de setembro. Cerca de 120 pessoas, entre fabricantes de portas e fornecedores da cadeia estiveram presentes.  “A sinergia proporcionada entre as duas pontas da cadeia é sempre uma oportunidade única para a apresentação das novidades e soluções desenvolvidas para o segmento de portas”, afirmou Paulo Pupo.

A quinta edição do Encapp contou com 21 empresas expositoras – Allparts, Baioni&Nyegray, CPI Tegus, Effisa, Eucatex, Gell Techno Solutions, Gran.Casa, Hexacell, Jowat, Lamiecco, Mafercon, Pado, Perfilisa, Primer Brasil, Profile do Brasil, Roverplastik, Sauerland, Senai Arapongas, SPS Tecnologia Ambiental, Tecbril, Tito Ferramentas -, que apresentaram seus lançamentos, novas tecnologias e soluções construtivas, em uma área de 400 m², exclusivamente destinada à prospecção de novos negócios.

Percepção dos expositores

A realização do Encapp junto à Lignum Latin America foi destacada por algumas empresas expositoras, caso da Effisa, que participa do Encontro desde a primeira edição. “Ficamos surpresos em relação ao número de visitantes e compreendemos que a realização conjunta dos eventos possibilitou a integração de toda a cadeia, desde a colheita de madeira até o acabamento final dos produtos”, avaliou Tiago Correa da Rosa, gerente comercial da empresa.

O gerente técnico da Mafercon, Edson Fabio Cividini, corrobora com a avaliação. “Esta foi nossa terceira participação e nos surpreendeu a alta visitação, o que nos permitiu a realização de muitos contatos e novos negócios”.

Para a Hexacell, a realização desta edição do Encapp, permitiu a potencialização de oportunidades. “Conseguimos construir relacionamento até mesmo com empresas expositoras e visitantes da Lignum que encontramos sinergia”, afirmou o diretor Fabiano Ulian.

O diretor comercial da CPI Tegus, Marcelo Gama, contou que a empresa ficou muito satisfeita com a feira. “Como sempre, recebemos um público muito qualificado. Vejo que foi uma grande sacada a realização conjunta com a Lignum porque o evento ficou mais robusto”.

A Primer Brasil, considerou assertiva a organização do Encapp junto à Lignum. “O movimento voltado para o Encapp ocorreu mais intensamente, sem contar que nós como empresários pudemos ampliar nossas oportunidades de negócios”, disse a diretora administrativa, Daniele Campagnin.

A Gell Techno Solutions estreou nesta edição do Encapp e para Joel Rosa, engenheiro de produção da empresa, a participação permitiu proximidade com os clientes. “O relacionamento próximo junto aos clientes foi muito positivo, assim como a prospecção de novos”, analisou.

O Encontro também foi positivo para a SPS Tecnologia Ambiental. “Participamos pela primeira vez desta importante rede de integração da cadeia produtiva da porta. Para nossa empresa foi uma experiência fantástica porque tivemos a oportunidade de apresentar nossas soluções para empresas nacionais e da américa latina”, afirmou Percy Stork, diretor da empresa.

Para a Eucatex o Encapp é muito produtivo para o segmento de produção de portas. “Isso porque promove uma integração entre fornecedores e fabricantes possibilitando assim a realização de novos negócios”, disse Alexandre Katsukake, Gerente de Produto Indústria e Revenda.

Rodada de Negócios

Na Rodada de Negócios, os expositores do Encapp tiveram contato direto com as 21 empresas fabricantes de portas de madeira que fazem parte do PSQ-PME. Este diferencial do Encapp foi apontado pelo gerente comercial da Allparts, Ulises Pereira. “A rodada de negócios foi muito positiva e percebo que a cada edição ela se profissionaliza mais. Os fabricantes vêm abertos para escutar e interagir, o que nos proporciona bons negócios que serão concretizados nos próximos meses”.   

A consolidação da Rodada de Negócios também foi destacada por Keni Pacheco, gerente comercial da Lamiecco. “Percebemos que nesta edição, a Rodada de Negócios teve maior participação dos decisores de compras das empresas fabricantes de portas. Isto agiliza muito o processo de venda”, avaliou.

O gerente de construtora da Pado, Robson Duarte da Silva, vê o Encapp e a Rodada de Negócios como um workshop. “Os contatos que acontecem durante o Encontro e a Rodada de

Negócios permitem a melhoria de nossos produtos e o desenvolvimento de novas ideias porque temos contato direto com os profissionais das indústrias de portas”.

O CEO da Profile do Brasil, Gilmar Pedro Bampi, vê a Rodada de Negócios como uma ação estratégica para a empresa. “Avalio sempre a quantidade de viagens que seriam necessárias pelo país inteiro para visitar todas as empresas que estão aqui. A Rodada de Negócios completa perfeitamente a feira e é uma inovação para o mercado porque coloca na mesma sala todos os fornecedores que também são concorrentes”.

Para mais informações:

Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente)

Giovana Massetto

(41) 3225-4358 | 9 9987-7850 | [email protected]