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Mercado
02/12/2015

Fabricantes de compensado de Paricá se unem para promoção do produto

Um novo horizonte se abre para os fabricantes de compensado de Paricá. Da união entre os fabricantes, coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), nasceu o Catálogo Promocional do Compensado de Paricá. O evento realizado no dia 25 de novembro, em Rondon do Pará (PA), marcou o lançamento deste instrumento de trabalho que pretende ser o ponto de partida para uma série de ações visando a promoção do produto. Nas versões impressa e digital, o catálogo já está disponível para download no site da Abimci (www.abimci.com.br). Em breve estará disponível também a versão em inglês do catálogo.

Durante o evento, autoridades locais e os empresários do setor conheceram o plano de ação para divulgação do documento, que padroniza e define categorias, leva informação ao consumidor, pré-qualifica o produto, agrega valor às marcas, orienta quanto ao uso e aplicações, além de reforçar o espírito associativo. Entre as ações planejadas para a divulgação está a distribuição para clientes que já usam o compensado de Paricá com o objetivo de reforçar o uso e padronizar as informações; uma maior atuação junto às revendas de madeira e materiais de construção e uma ação mais ampla para também atender empresas do segmento da construção civil.

Uma outra etapa inclui a participação em eventos e feiras em 2016, com o desafio de levar para todas as regiões do país as potencialidades do produto. Em paralelo a todas essas iniciativas, o plano prevê a promoção do compensado de Paricá por meio da imprensa nacional e especializada.

Novas possibilidades

A criação do catálogo renova a estratégia comercial dos produtores da região Norte, que se reinventaram ao apostar na floresta plantada de uma espécie nativa. Para o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Município de Rondon do Pará (Simarp), Ernesto Carlos Ganassoli, o setor vive agora uma nova fase a partir de um cenário ambiental favorável, com a expectativa de ampliar mercado, inclusive com possibilidade de exportação. “Temos um produto sustentável da Amazônia, com diferenciais competitivos como leveza, homogeneidade e de altíssimo nível técnico”, afirmou. Atualmente, 95% da produção – cerca de 16 mil m³/mês -, destina-se ao mercado interno, em especial para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte para o Sudeste.

A visão positiva é compartilhada entre os outros industriais. Silvano D´Agnoluzzo, um dos proprietários do Grupo Concrem, um dos precursores do plantio de Paricá na região, também acredita que a partir de agora a perspectiva é de crescimento e de melhores resultados para o setor. “O mercado moveleiro, por exemplo, precisa de um produto como o nosso, mais leve que outros painéis”, disse.

Já para o empresário Moacir Alberto Raiman, o momento para o lançamento deste catálogo não poderia ser mais oportuno: “a crise nos deu um empurrão para que agíssemos”. Para ele, o setor agora tem o desafio de se vender e não apenas ser comprado. “Apesar dos problemas no mercado interno, temos agora um cenário favorável para a exportação e essa união das empresas pode gerar bons resultados para todos, porque amadurecemos enquanto grupo”, afirmou. A indústria de Raiman já planeja investir em automação para obter maior eficiência e com isso aumentar a produção.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação