Home Comunicação Indústria da madeira celebra o anúncio sobre a inclusão do sistema wood frame no Programa Minha Casa, Minha Vida
Destaque
14/04/2025

Indústria da madeira celebra o anúncio sobre a inclusão do sistema wood frame no Programa Minha Casa, Minha Vida

A medida é resultado de um trabalho estratégico e amplo da Abimci de mobilização setorial e de aproximação com o governo, e um importante passo para a consolidação do uso do sistema construtivo industrializado e sustentável no Brasil

A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) comemora o anúncio do Ministério das Cidades de adequação das regras de financiamento do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), permitindo o desembolso de recursos do FGTS e OGU para viabilizar o pagamento de métodos construtivos industrializados – realizados fora dos canteiros de obras tradicionais, começando pelo sistema wood frame. “Essa mudança contribuirá para que empresas que já utilizam ou que venham a utilizar métodos construtivos industrializados participem mais ativamente do Minha Casa, Minha Vida”, afirmou Jader Filho, ministro das Cidades.

A inclusão dosistema construtivo wood frame entre os métodos habilitados para financiamento pelo MCMV, representa uma grande conquista para a indústria madeireira e vem ao encontro de um pleito histórico e recorrente da Abimci em prol do desenvolvimento e consolidação das construções em madeira no Brasil. “Esse é um importante avanço e o resultado de um extenso trabalho técnico e de mobilização realizado nos últimos anos pela Abimci, e mais recentemente reforçado pela parceria com a Fiep, junto ao governo federal. É o reconhecimento da importância da capacidade técnica e de geração de escala de produção da nossa indústria, além de um passo fundamental para consolidar a construção em madeira como solução viável e sustentável para os desafios habitacionais do Brasil”, diz Paulo Pupo, superintendente da Abimci.

Dentre as principais bandeiras e pautas da Associação, está a defesa e promoção desse sistema construtivo, atuando no desenvolvimento e estruturação da norma técnica ABNT NBR 16936:2023, que, com a sua publicação em 2023, deu subsídios normativos para incentivar novos investimentos e trazer novas empresas para operarem com o sistema, proporcionando a geração de uma maior escala de negócios com o wood frame no Brasil.

Desde o início de 2024, essas ações tiveram um reforço fundamental com a parceria que a Abimci fez com a Fiep, somando esforços e objetivos, tanto na área técnica como de atuação institucional junto aos governos federal e estaduais. Pela parceria, foram estruturados grupos de trabalhos focados em temas como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Políticas Públicas e Tributário; além da criação da plataforma “Inovamadeira.org.br”, um ambiente colaborativo voltado para toda a cadeia de construções em madeira. Desenvolvida pelo Senai Paraná, o foco é integrar o setor e oferecer um espaço dinâmico e acessível para o compartilhamento de informações, além de auxiliar os profissionais e empresas que estão na linha de frente da construção em madeira.

Com layout colaborativo, a Inovamadeira.org.br será atualizada continuamente, com contribuições de todos os envolvidos nessa cadeia produtiva, com conteúdos relevantes como matérias, notícias, eventos, materiais didáticos, normas e recursos técnicos. Outro objetivo é estimular concursos públicos na área e ações focadas na qualificação de mão de obra para essa indústria.

Em seus diálogos com os governos, a Abimci sempre reforçou e posicionou sobre as potencialidades do método construtivo, como uma alternativa para redução de custos e prazos de execução das obras, além de ser sustentável por ajudar a reduzir as emissões de carbono. O anúncio do Governo certamente ajudará a impulsionar ainda mais o segmento de construção em madeira como uma  solução viável para o déficit habitacional brasileiro, aliando velocidade, economia e sustentabilidade”, conclui Pupo.