Home Comunicação Norma técnica do sistema wood frame é publicada!
Coluna
07/08/2023

Norma técnica do sistema wood frame é publicada!

O setor industrial madeireiro e de base florestal brasileiro está vivendo um dos mais importantes momentos, da sua história recente, com a publicação da norma do light wood frame pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a nossa tão esperada norma para construções de casas e empreendimentos com madeira. A publicação é um passo fundamental para a consolidação do uso do sistema construtivo industrializado de casas com madeira no Brasil.

Foram sete anos de intensos trabalhos técnicos na preparação da norma e, certamente, ainda há muito a ser feito para que o sistema ganhe escala de negócios na construção civil. Abordagens positivas e competitividade não faltam, pois o sistema wood frame além de propiciar vantagens construtivas, como a redução do tempo de execução das obras, a redução de resíduos, a economia de energia, oportuniza ganhos ambientais, sendo potencialmente sustentável, pois a matéria-prima principal utilizada no sistema construtivo é proveniente prioritariamente de florestas plantadas. Esta madeira estoca o carbono absorvido durante o ciclo de crescimento das árvores. Além disto, é um processo construtivo que atende os princípios do ESG, baseados nos aspectos ambientais, sociais e de governança. Este sistema combina eficiência construtiva, versatilidade, sustentabilidade e benefícios energéticos, aspectos cada vez mais valorizados na indústria da construção.

Mas mesmo com todos esses fatores positivos, daqui para frente, um intenso trabalho precisa ser realizado, como o desenvolvimento de ações coordenadas para estimular o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil, a inclusão do sistema construtivo nas linhas de financiamentos oficiais e uma ação coordenada de comunicação, apresentando os seus diferenciais e benefícios. E para que essas mudanças ocorram, será necessário, novamente, o envolvimento de todos os agentes, que almejam o avanço e estabelecimento do sistema construtivo no Brasil. 

Um pouco mais da história dos trabalhos da norma

A publicação da norma técnica ABNT NBR 16936 – Edificações em light wood frame, é proveniente de ações iniciadas, há mais de duas décadas, por empresas e pessoas, muitas vezes em ações solitárias, mas que com persistência e olhar de futuro, foram ganhando corpo e aderência. Tais esforços levaram a criação, há quase 15 anos, da Comissão Casa Inteligente, dentro da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), que reuniu em um primeiro momento, empresários do setor madeireiro e representantes da construção civil do Paraná. Com o andamento dos trabalhos, o grupo cresceu, trazendo mais interessados que começaram a buscar soluções e elencar os maiores desafios para a consolidação do sistema.

A Abimci, compreendendo a necessidade de padronização do sistema construtivo e de gerar escala de negócios junto à construção civil, atuou de forma mais abrangente no processo, reunindo os conteúdos técnicos e organizando junto à ABNT os trâmites para a criação da Comissão de Estudos de sistemas Construtivos Light Wood Frame para o desenvolvimento da norma, que iniciou oficialmente os trabalhos em 2016. Por mais de sete anos, nossa entidade atuou em todo o processo e na organização geral das atividades da Comissão de Estudos, que teve como objetivo a estruturação do texto da norma focado em aspectos técnicos de projeto, execução e desempenho para edificações em até dois pavimentos.

Neste período, o texto da norma foi encaminhado para várias consultas nacionais para avaliação dos seus conteúdos, não sem antes serem despendidas inúmeras horas de trabalho de revisão técnica, pesquisas, contribuições e atuação de grupos de trabalho que foram formados (materiais, projetos, execução e desempenho) para otimização das agendas.

Como citado no início desta coluna, a publicação da norma do light wood frame foi o primeiro passo para a consolidação do sistema construtivo, processo que era prioritário para o estabelecimento dos parâmetros e entendimentos técnicos, mas agora precisamos do olhar estratégico para a sua consolidação.

A Abimci continuará promovendo agendas de defesa e de promoção do sistema construtivo no mercado nacional, atuando institucionalmente junto ao governo e demais entidades estratégicas, como agências reguladoras, instituições financeiras, entre outras. Apenas com este trabalho objetivo e constante, o sistema ganhará seu merecido espaço frente outros sistemas construtivos.

Parabéns a todos os envolvidos, e que os esforços despendidos por todos, direta e indiretamente, ao longo de todo esse processo, se transformem em negócios e sustentabilidade para o setor madeireiro e de base florestal.

Coluna da Revista Referência Industrial de julho de 2023, assinada pelo superintendente da Abimci, Paulo Pupo.