Notícias

Normas técnicas de Pellets entram em consulta nacional

Notícias

31/01/2022

Entraram em consulta nacional, na última sexta-feira (28), as normas técnicas de Pellets (ABNT NBR 17030 – Pellets — Terminologia e método de ensaios e ABNT NBR 17013-1 – Pellets — Requisitos e classificação – Parte 1: Madeira de Pinus). Os votos devem ser feitos pelo site da ABNT até o dia 02 de março.

“A entrada em consulta nacional é comemorada pelo segmento que vem trabalhando há mais de dois anos no desenvolvimento da norma. Ela é considerada pelo fabricantes com um importante avanço porque irá padronizar o produto e potencializará a promoção no mercado interno”, justificou o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

As normas ISO, amplamente conhecidas e aplicadas pelos fabricantes do produto no Brasil, foram utilizadas como base para o desenvolvimento do texto. No decorrer do processo, foram estruturados grupos de trabalho para discutir e aprofundar pontos específicos sobre os requisitos da norma.

“A Abimci participou ativamente das reuniões juntamente com seus associados fabricantes do produto. O desenvolvimento da norma vem de encontro com o interesse do segmento na criação de um programa de certificação para o Pellets, acompanhado das várias ações de promoção e marketing para o aumento do consumo do produto no Brasil.”

Abaixo os links para votação:

ABNT NBR 17030 – Pellets — Terminologia e método de ensaios: https://www.abntonline.com.br/consultanacional/projet.aspx?Q=Z1A5MU51dlRNNkdObzdsZ09UYlkxK3NXWVliaklwWmd5R0RHS0lTd3ZRZz0=

ABNT NBR 17013-1 – Pellets — Requisitos e classificação – Parte 1: Madeira de Pinus: https://www.abntonline.com.br/consultanacional/projet.aspx?Q=ODBYSndHMXpOR1gydW1oYnJtSmFMaDJINjBiWUxidmpwNExENzA0QUtkbz0=