Notícias

Normas técnicas de pellets são publicadas pela ABNT

Notícias, Pellets

07/04/2022

Pellets Biomass- close up on background

Com elas, o mercado passa a ter as primeiras normas nacionais para o produto

 

Foram publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) as normas técnicas: NBR 17030 – Pellets – Terminologia e método de ensaios e NBR 17013-1 – Pellets – Requisitos e classificação – Parte 1: Madeira de Pinus. Com a entrada em vigor, os produtores passam a contar com orientações para a entrega de produtos em conformidade com a norma ao mercado consumidor com amplo potencial no Brasil.

“O segmento de pellets comemora a publicação das normas, após três anos de importante trabalho realizado pela CEE-242 (Comissão de Estudos Especial de Pellets), que contou com um bom envolvimento das empresas fabricantes do produto. A partir de agora será possível focar esforços nas ações de estímulo ao consumo do produto em indústrias, aviários, secagem de grãos, redes hoteleiras, escolas de natação, academias, pizzarias, padarias, pelo mercado pet e na calefação doméstica”, destacou o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

A norma que trata sobre os requisitos e classificação (NBR 17013-1) traz informações importantes para o consumidor como a classes de qualidade do produto, conforme recomendações de uso, que é dividida em: uso residencial e comercial para equipamentos de pequeno e médio porte (Classe A1); uso comercial e industrial para equipamento de médio e grande porte (Classe A2); e uso industrial para equipamento de grande porte (Classe B).

As normas ISO foram utilizadas como base inicial para o desenvolvimento dos textos das normas. “Mas agora, com as normas nacionais publicadas com definição de requisitos e parâmetros de qualidade, compreendemos que foi dado o primeiro passo para a certificação da qualidade no mercado brasileiro, que já está sendo avaliada internamente pela Abimci”, informou Paulo Pupo.

As normas publicadas estão disponíveis em:

ABNT NBR 17030 – Pellets – Terminologia e método de ensaios – https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?Q=OGVEb1N1VThaa0lIRit3eU4wSWtrVEpRMG9rVC95eTBOZjZpZTA3ekwxaz0=

ABNT NBR 17013 – Pellets – Requisitos e classificação – Parte 1: Madeira de Pinus – https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?Q=Q1dOYWFlRVlNYUoyNmZFMXhtN0kybnIxT2Y5bWV6NWY5M3lwRmpPRlkvQT0=