
Os desafios e potencialidades dos pisos de madeira foram temas no Woodtrade Brazil
Durante o painel Mercado de Produtos de Madeira, foi apresentada a evolução do segmento de pisos de madeira maciça e engenheirada nos últimos anos, tanto no mercado nacional como nas exportações
Os pisos de madeira representam uma escolha de alta qualidade para revestimentos, oferecendo diversidade única em cores e acabamentos, diferenciando-se das commodities básicas. Essa avaliação foi de Murilo Granemann de Souza, diretor de Exportação da Triângulo Pisos e Painéis e coordenador do Comitê de Pisos da Abimci, durante o painel sobre esse segmento no Woodtrade Brazil. “Os pisos de madeira se destacam pelas peças que são únicas para cada aplicação, elevando o padrão estético e agregando valor pessoal ao imóvel onde é aplicado”, afirma.
O empresário defendeu que, por ser um produto destinado ao consumidor final, é preciso investir em marketing para atrair o público-alvo e chamar a atenção para a qualidade do piso, por meio da apresentação de amostras. “A decisão de compra por um piso de madeira, raramente é feita sem uma avaliação prévia do produto, portanto, as amostras são essenciais para que os clientes possam tocar, sentir e visualizar como o piso ficará em seus espaços”, complementa Souza.
No mercado externo, o Brasil é reconhecido pela rica biodiversidade de suas florestas e exportou 52,5 mil toneladas de pisos de madeira no ano passado. No entanto, conforme destaca Souza, a presença do país no mercado global é limitada pela preferência mundial pelo carvalho, valorizado por sua versatilidade e apelo estético. Ainda assim, o produto brasileiro tem mantido seu market share., beneficiando-se de políticas antidumping contra os chineses e do boicote internacional à madeira russa.
Entre os desafios citados por Granemann para a expansão dos pisos de madeira no mercado externo, estão as questões logísticas , como as regulamentações com altas exigências, os transportes internacionais e os e os processos alfandegários complexos.