Notícias

Panorama das exportações primeiro trimestre 2020

Notícias

05/05/2020

O ano de 2020 iniciou com uma ligeira recuperação de demanda em alguns produtos e consequente (pequena) melhora de preços. A avaliação foi feita Abimci a partir dos dados das exportações do primeiro semestre. De acordo com a Associação, essa tendência comercial mais positiva e melhoria do ambiente de negócios teve reflexos na recuperação dos volumes médios embarcados nos meses de fevereiro e março nos principais grupos de produtos madeireiros, mostrando um cenário de maior estabilidade no final do primeiro trimestre.

O segundo semestre do ano passado vinha demonstrando uma retração da demanda média de vários produtos madeireiros exportados quando comparado ao mesmo cenário de anos anteriores, e alguns produtos sofreram também com redução de preços no mercado internacional.

Segundo a entidade, até o final de março os impactos e as consequências da pandemia ainda não puderam ser medidos de forma mais apurada sobre os volumes embarcados, cenário que poderá ser mais bem avaliado a partir dos dados estatísticos dos embarques realizados no mês de abril.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci