Home Comunicação Programa Brasil Mais Produtivo
Notícias
01/11/2016

Programa Brasil Mais Produtivo

Com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, aconteceu em Curitiba (PR), no dia 26 de outubro, o evento de lançamento no Paraná do Programa Brasil Mais Produtivo. A Abimci participou do evento, que contou com a presença de outras entidades como Fiep, Senai, Sesi, IEL, Sebrae, governo do Estado do PR e ApexBrasil.

Com 3 mil vagas até 2017 em todo o Brasil, o objetivo do Programa é aumentar o desenvolvimento regional, provocando a retomada do crescimento econômico, melhorar a eficiência dos processos produtivos por meio de metodologias, impactando na produtividade da indústria.

O foco é atender empresas de 11 a 200 funcionários de setores industriais que estejam organizadas em arranjos produtivos locais. A Abimci irá fazer a articulação, por meio do Senai, para buscar a inclusão do setor de madeira nessa ação.

“O objetivo era um aumento de produtividade de no mínimo 20%, mas a experiência mostra que, em média, as empresas do programa tiveram aumento de até 52% com casos de até 80%”, afirmou o ministro.

Por meio da parceria com o Senai é realizada uma consultoria para a implantação da metodologia de manufatura enxuta (lean manufacturing). A metodologia prevê, além do aumento da produtividade, a redução de custos e ganhos em qualidade e melhoria do ambiente de trabalho. O programa subsidia 15 mil reais e outros 3 mil são custeados pela empresa atendida. O valor da empresa pode ser financiado via cartão BNDES.