Home Comunicação Programa de Qualidade da Madeira passa por atualização e fica mais completo
Notícias
24/10/2017

Programa de Qualidade da Madeira passa por atualização e fica mais completo

Sistema de gestão desenvolvido pela Abimci inclui novos procedimentos para estar integrado a outras áreas das empresas e impactar positivamente nos negócios
A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) promoveu uma atualização do Programa Nacional de Qualidade da Madeira (PNQM). Além da capacitação dos auditores, o trabalho passou pela inclusão de novos procedimentos que contemplam outros itens visando o aperfeiçoamento do Programa e, com isso, possibilitar a melhoria nos resultados de controle e rastreabilidade da produção e, consequentemente, dos negócios.

A ferramenta de gestão de qualidade fornece uma estrutura de padronização e controle do processo produtivo nas empresas, desde o recebimento da matéria-prima e insumos, até a embalagem e expedição do produto final. Agora, questões como manutenção preventiva de equipamentos, treinamento de competências, política de atendimento a reclamações de clientes e qualificação de fornecedores passam a integrar o PNQM. De acordo com a entidade, o processo de avaliação passa a ser mais completo e atinge outras áreas da empresa, não somente à produção em si.

“As indústrias que implantam o sistema de gestão do PNQM ganham produtividade e competitividade, reduzem perdas e custos, além de garantirem acesso aos principais mercados consumidores com produtos que atendem padrões e normas técnicas, nacionais e internacionais”, afirma o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

Outras vantagens para as empresas que implantam o PNQM estão a melhoria na cultura interna e imagem do produto, satisfação dos clientes, estímulo à melhoria contínua, maior controle do processo produtivo, além da facilidade na implantação de outras certificações.

A atualização atende requisitos da BM Trada, órgão de certificação inglês, com o qual a Associação possui acordo de subcontratação para viabilizar no Brasil a certificação CE Marking para painéis estruturais de madeira. A marca CE imposta pela Comunidade Europeia exige que o fabricante e seus produtos atendam aos requisitos da norma EN (European Norm) através da regulamentação dos produtos de construção CPR (305/2011), regida pela norma EN 13986 +A1 2015, válida para os 28 países do Bloco Europeu.

O PNQM atende produtores de compensado, madeira serrada, portas, painéis reconstituídos e insumos (resinas, preservativos de madeira). Para saber mais sobre o Programa, acesse: www.abimci.com.br.