Home Comunicação Comissão de Estudos da ABNT discute requisitos adicionais para portas de madeira
Notícias
30/10/2019

Comissão de Estudos da ABNT discute requisitos adicionais para portas de madeira

Trabalho que vem sendo coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente irá resultar na publicação da parte 3 da norma de portas de madeira

A Comissão de Estudos (CE 12) do Comitê Brasileiro da Madeira (CB-31) da Associação Brasileira da Normas Técnicas (ABNT) esteve reunida em outubro para discutir a parte 3 da norma NBR 15930-3 – Portas de Madeira para Edificações – Requisitos de Desempenho Adicionais. O trabalho vem sendo coordenado pela Associação Brasileira de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), gestora do CB-31.

Com importantes avanços e contribuições dos envolvidos – construtoras, fabricantes, laboratórios – a Comissão decidiu aprofundar o debate e esclarecer todas as dúvidas dos participantes para chegar a um consenso quanto ao texto. O objetivo é que na próxima reunião, agendada para o dia 28 de novembro, a discussão seja finalizada e o texto seja aprovado para ser encaminhado à consulta nacional.

São consideradas portas com desempenho adicional, abordadas pela norma, as portas resistentes ao fogo, com isolamento acústico, as específicas para ambientes que exigem acessibilidade e as destinadas a locais com radiação.

Norma técnica

A NBR 15930-2 – Porta de Madeira para Edificações – Requisitos foi atualizada em 2018 e define os requisitos de desempenho e a classificação das portas de acordo com a ocupação e uso. Após a publicação dessa parte da norma, a Comissão deu início aos trabalhos de revisão da parte 3 (requisitos adicionais), que segue para a fase final; e posteriormente, trabalhará na atualização da parte 4 (instalação e manutenção).

Para buscar portas de madeira que já atendem os requisitos da norma em vigor, basta acessar o site www.psqportas.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação