Home Comunicação Semana Internacional da Madeira: um novo marco para o setor produtivo
Notícias
15/03/2016

Semana Internacional da Madeira: um novo marco para o setor produtivo

                      Análise de cenários, informações atualizadas, troca de experiências, lançamento de produtos. Quem veio à Curitiba (PR) durante a Semana Internacional da Madeira, realizada de 7 a 11 de março, teve acesso a tudo isso. Uma oportunidade única em um momento tão delicado da atual conjuntura econômica e política do Brasil.

                Os eventos começaram com a promoção do encontro Wood Trade Brazil, que reuniu mais de 250 participantes para o debate sobre mercados interno e externo, impactos das medidas econômicas na cadeia produtiva da madeira, suprimento de floresta e uso da madeira na construção civil.

                Os associados à Abimci participaram também de reunião plenária para discutir as perspectivas futuras a partir da análise de dados setoriais. Com um grande número de  associados presentes, a reunião, mais uma vez, foi produtiva e estratégica para a leitura do mercado.

                Nas feiras Lignum Brasil e 2ª Expo Madeira & Construção, realizadas de 9 a 11, a Abimci ofereceu aos associados um ponto de encontro e de apoio para quem visitou o evento em busca de novas oportunidades e negócios, além de permitir à entidade a prospecção de novos membros. Um público seleto e responsável pela tomada de decisões dentro das empresas esteve presente às feiras. De acordo com a organização dos eventos, foram 5.169 visitantes, de 22 Estados e 11 países. As negociações realizadas nos três dias geraram mais de 53 milhões de reais em vendas e prospecções.

                Quem veio à capital paranaense aproveitou ainda as programações científicas e técnicas dos eventos: XV Ebramem (Encontro Brasileiro de Madeiras e Estruturas em Madeiras), 59ª SWST (Society of Wood Science and Technology), Encontro Brasileiro de Energia da Madeira e 2º Fórum Transparência e Competitividade.

            Uma semana intensa e gratificante, pois pudemos explorar inúmeras possibilidades a partir das experiências vivenciadas, das conversas com outros empresários e representantes de entidades. Eventos que devem, a partir de agora, fazer parte do calendário de todo industrial que pretende se atualizar e acompanhar as principais novidades ligadas ao setor.

                Esperamos que aqueles que não tenham participado, estejam conosco na próxima edição.

                Até lá!

        José Carlos Januário, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci)