Home Comunicação Setor madeireiro participa de missão para Suécia e Áustria com foco em construções de madeira engenheirada
Destaque
08/04/2024

Setor madeireiro participa de missão para Suécia e Áustria com foco em construções de madeira engenheirada

A partir desta segunda-feira (08), até o dia 14 de abril, empresários do setor madeireiro e da construção civil, profissionais especializados na área, representantes do governo e entidades representativas do setor industrial participam de missão técnica internacional na Suécia e Áustria.

A viagem foi organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e tem o objetivo de aprofundar estudos e trocas de experiências governamentais e de órgãos anuentes, visando o desenvolvimento de políticas públicas para construções em madeira no Brasil. Outro objetivo é aprimorar o conhecimento sobre a aplicação da tecnologia no setor da construção civil, com a experiência já consolidada desses países onde a tecnologia é amplamente difundida. A Abimci acompanha a missão.

Em 2023 a Abimci  promoveu uma missão prospectiva organizada em parceria com a Fiep, composta principalmente por representantes do setor produtivo que reforçou os avanços, discussões e possibilidades que já vinham sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos, para o desenvolvimento e consolidação dos métodos construtivos em madeira no Brasil.

O país tem grande potencial para desenvolver, executar e gerar escala em obras, tanto no sistema construtivo wood frame, quanto em madeira engenheirada, com excelentes oportunidades para toda a cadeia de base florestal, em especial para a de florestas plantadas.

Agenda – A programação começa pela cidade sueca de Skelleftea, que é um exemplo na utilização da madeira engenheirada, tendo adotado o material como política construtiva desde 2014. Nela foi construído o Hotel The Wood, composto por 20 andares totalmente construídos em madeira, além de um ginásio de esportes, creche, ponte e estacionamento feitos com o mesmo material.

A comitiva também visitará o Sara Cultural Center, que funciona como um mercado para a indústria da madeira, e conta com showroom de móveis, revestimentos e decorações feitos em madeira, além de uma área de pesquisa e inovação.

Depois disso, a missão segue para Estocolmo, onde os brasileiros vão conhecer um bairro planejado com várias construções com madeira. Também estão previstas visitas a um centro comercial, a um museu e ao hotel Hoho Wien, de 24 andares, considerado o maior edifício de madeira da Europa. Os últimos dias da viagem serão em Viena, capital da Áustria, onde a programação será focada em empreendimentos residenciais que utilizam a madeira engenheirada.

Ações para agilizar o processo no Brasil – Contribuir com o desenvolvimento de construções em madeira no Brasil é uma das pautas prioritárias da Abimci, que tem realizado várias atividades sobre o tema. Como reforço às ações, recentemente foi firmada parceria com a Fiep para criar uma agenda permanente com quatro Grupos de Trabalho (GTs). Desde janeiro deste ano, esses GTs estão estruturando e organizando a pauta de construções em madeira, cuja dinâmica de trabalho está dividida em quatro principais direcionamentos: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Políticas Públicas; Mercado, Promoção e Divulgação; e Qualificação e Formação de Mão de Obra. Cada grupo conta com significativa participação e apoio dos envolvidos nos sistemas construtivos com madeira no país, tanto no sistema wood frame como em madeira engenheirada.